Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 02 de Novembro de 2014 às 05:42

    Imprimir


Os servidores municipais de Nova Marilândia ( 252 Km de Cuiabá) comemoram com um jantar a conquista do maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas séries iniciais, em escolas municipais de Mato Grosso.

O município atingiu o índice 7.1, acima da meta projetada pelo ministério da Educação para 2021, que é de 6.5. Os dados se referem ao resultado do Ideb 2013, que mede a qualidade de ensino no país, divulgado em Setembro, pelo Ministério da Educação (MEC).

A Secretária Municipal de Educação Marli Dalfior, enalteceu a importância de todas as pessoas envolvidas no processo de crescimento da educação de Nova Marilândia, que culminou com a ótima classificação atingida no IDEB, destacando principalmente os educadores que não medem esforços para transferir seus conhecimentos aos alunos e assim dotá-los de informações que os preparem para o mercado de trabalho.

“Estamos ao longo dos anos plantando boas sementes, e assim promovendo uma educação de qualidade. Este resultado demonstra o sucesso da politica educacional desenvolvida nas escolas de Nova Marilândia” ressaltou Dalfior.

O prefeito da cidade, Wener Santos, fez questão de frisar que este resultado alcançado pelas series iniciais, refletem o investimento realizado pela administração para melhorar os indicadores relacionados à Educação, uma das prioridades da atual gestão. “Sabemos do grande desafio que é oferecer uma educação de qualidade, mas não medimos esforços para melhorar cada vez mais, com investimentos que garantam a melhoria do ensino na cidade” pontuou Santos.

Presente no evento, o deputado estadual Wagner Ramos, parabenizou a gestão pela performance educacional, e elogiou todos os profissionais da educação e alunos que juntos revelam estar trabalhando para desenvolver uma educação capaz de superar obstáculos e aprimorar o conhecimento dos alunos.

“É importante e satisfatório ver a educação avançar e atingir índices tão relevantes, o que denota zelo da administração com uma das mais importantes áreas da gestão. Estão todos de parabéns” elogiou.

A vice-prefeita Vilma Maria, também enalteceu os servidores da educação, cumprimentando todos pelo desempenho na Prova Brasil, colocando Nova Marilândia mais uma vez no cenário nacional.

“Depois de figurarmos como um município em franco desenvolvimento, ocupando o 9º lugar no índice FIRJAM e promovermos geração de emprego e renda não só local, mas induzirmos o crescimento regional, agora somos também uma cidade com educação de qualidade” festejou ela.

Desempenho no IDEB é fruto de politica educacional inovadora

O gestor destacou que desde que assumiu a prefeitura, em 2013, traçou diretrizes de investimentos para o setor, e já consolidou vários avanços. A ampliação do número de professores, reforma de escolas, aquisição de novos ônibus escolares e melhoria da merenda escolar foram alguns dos principais investimentos.

A melhoria dos indicadores das escolas municipais foi gradativa, a partir de 2005, quando o município alcançou o índice de 4.5. Nos anos posteriores os índices foram os seguintes: 4.8, em 2007; 6.4 em 2009 e 6.0 em 2011. Nova Marilândia também se destacou nas séries finais na rede de ensino municipal, ficando com o índice 5.2, enquanto a meta projetada para 2013 era de 5.1.

O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb), obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio), com informações sobre rendimento escolar (aprovação).

Os resultados do Ideb 2013 para escola, município, unidade da federação, região e Brasil foram calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram da Prova Brasil/Saeb 2013 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2013.

Desenvolvimento Econômico – Além da Educação, Nova Marilândia também se destaca pelo desenvolvimento econômico. O município ficou em nono lugar no ranking estadual das cidades avaliadas pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal - IFDM. O município atingiu 0.7963 no índice que varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade. Os dados foram divulgados em junho deste ano pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico dos mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e Renda, Educação e Saúde. (Agência de Notícias da AMM com informações do INEP)





Fonte: Spartacus Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/403622/visualizar/