Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 10 de Novembro de 2014 às 15:50

    Imprimir


Começou nesta segunda-feira (10), emCuiabá, a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Os pais já podem procurar as unidades de saúde para imunizar as crianças. A Secretaria Estadual de Saúde (Ses) pretende imunizar 225.624 crianças contra a poliomielite e 199.962 contra o sarampo no estado até o dia 28 de novembro, data de encerramento da mobilização. A meta é vacinar 95% deste público alvo. A vacina está disponível em todos os 800 postos de saúde do estado. “Acredito que a vacinação e qualquer tipo de campanha é uma garantia de saúde para a criança”, diz a enfermeira Paola da Silva Escaleia.

A Secretaria de Saúde de Cuiabá pretende imunizar cerca de 38 mil crianças. No caso da poliomielite, crianças a partir de 6 meses até 4 anos incompletos deverão ser vacinadas. Já na imunização contra o sarampo, a faixa etária do público-alvo é a partir de 1 ano até 4 anos incompletos. O Ministério da Saúde recomenda a vacina injetável para as crianças acima de 6 meses que estão com o esquema de vacinação atrasado.

Para a realização da campanha em Mato Grosso foram distribuídas 315.900 doses de vacina da poliomielite e 130 mil doses da vacina de sarampo, que estão disponíveis nos 800 postos espalhados nos municípios. “Eu sou avó e já vacinei meus filhos e está tudo certo, graças a Deus, e, agora, estou trazendo meu neto”, contou a funcionária pública Marileide da Silva. “É importante, uma forma de prevenir uma doença que mais para frente pode dar dor de cabeça para nós. Então a gente vem logo. Depois o choro passa e fica bem”, completou a estudante Daiane dos Santos Ferreira.

De acordo com o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/404082/visualizar/