Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 20 de Abril de 2015 às 14:32

    Imprimir


Já são mais de 700 casos de dengue em Jundiaí (SP) e, nesse período em que a doença avança, a Associação de Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) registrou queda de 30% nas doações de sangue. Quem contraiu a doença não pode doar por pelo menos um mês.

As doações são importantes porque são feitas para os pacientes que estão com o número muito baixo de plaquetas por causa da contaminação da dengue e precisam dessa transfusão. "Quando ocorre uma diminuição na contagem de plaquetas da pessoa com a dengue mais grave, que é a hemorrágica, a gente tem que fazer as transfusões de plaquetas para a pessoa não ter um risco maior de sangramentos", explica o gerente médico da Colsan, João Gonçalves.

Gonçalves explica ainda que durante a coleta de sangue, as pessoas também fazem a doação de plaquetas. "Na hora que a pessoa doa, a doação de sangue total, é também feita a coleta de plaquetas e a produção desse sangue doado pelas pessoas".

João alerta também que as pessoas que tiveram dengue não podem fazer a doação por 30 dias após o término dos sintomas e as pessoas que doaram e contraíram a doença, devem avisar o Colsan, porque pode ser transmitido pelo sangue. O Colsan de Jundiaí fica localizado na rua XV de Novembro, 1.848. O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 12h30, exceto feriados. Mais informações pelo telefone (11) 4521-4025.





Fonte: Do G1 Sorocaba e Jundiaí

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/411689/visualizar/