Repórter News - www.reporternews.com.br
Judiciário e Ministério Público
Sexta - 11 de Novembro de 2022 às 07:01
Por: Khayo Ribeiro/Gazeta Digital

    Imprimir


Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso (MPT) instaurou 8 inquéritos civis para apurar denúncias de assédio eleitoral e dispensa política. O número de investigações, que apresenta uma alta em relação a períodos anteriores, foi registrado nas últimas 48 horas.

Conforme noticiado pela reportagem, MPT registrou 2.749 notificações de assédio eleitoral neste ano. Alta nos casos ocorreu principalmente no período eleitoral, tanto no primeiro quanto no segundo turno das disputas pela presidência da República.

No grupo dos investigados estão empresas do setor de calçados, moda, alimentos, tecnologia e serviços terceirizados. Além de denúncias de assédio eleitoral, MPT também recebeu informações de dispensa política de funcionários.

Tipificado como crime no Código Eleitoral, o assédio eleitoral se dá por meio da coação do empregador em direcionamento político voltado ao empregado. A prática envolve diversas camadas, desde a imposição de voto - direta ou indiretamente -, oferta de benefícios em prol de determinada figura política ou, por exemplo, ameaça de demissão.

Para denunciar casos de assédio eleitoral, os trabalhadores podem procurar tanto os canais do MPT quando aplicativos como o Pardal e o Cidadão Fiscal.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/455336/visualizar/