Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 30 de Maio de 2023 às 14:50
Por: Ana Lazarini | SES-MT

    Imprimir


Unidade foi reprojetada pelo Governo de Mato Grosso e é construída pela Secretaria Estadual de Saúde Crédito - Daniel B Meneses | Secom-MT
Unidade foi reprojetada pelo Governo de Mato Grosso e é construída pela Secretaria Estadual de Saúde Crédito - Daniel B Meneses | Secom-MT

As obras de construção do Hospital Central de Alta Complexidade, em Cuiabá, já estão 90% concluídas. A unidade hospitalar, que será a maior de Mato Grosso, irá atender as demandas de alta complexidade em saúde e receberá investimentos na ordem de R$ 184,5 milhões.



A unidade foi reprojetada pelo Governo de Mato Grosso e é construída pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).



O secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo, avalia positivamente o andamento da obra e ressalta a importância do hospital para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).



“Esse é um hospital que estava abandonado há 34 anos e que foi retomado pela gestão do governador Mauro Mendes. Além de emblemático, o Hospital Central vai possibilitar a ampliação dos serviços de alta complexidade ofertados pelo Estado, de forma a dar mais resolutividade e eficiência à rede do SUS em Mato Grosso”, explica o gestor.



A unidade terá capacidade para oferecer 1.990 internações, 652 cirurgias, 3.000 consultas especializadas e 1.400 exames por mês. O novo projeto prevê 10 salas cirúrgicas, 60 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 230 leitos de enfermaria. Além disso, a unidade de alta complexidade vai dispor um total de 290 leitos voltados para o atendimento de toda a população mato-grossense.



Dentre as especialidades previstas para o Hospital Central estão cardiologia, neurologia, vascular, ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, infectologia e cirurgia geral.



De acordo com a secretária adjunta de Infraestrutura e Tecnologia da Informação da SES, Mayara Galvão, a obra do Hospital Central está em ritmo acelerado.



“Esse é um grande projeto reelaborado pela equipe de obras da SES e que também conta com a consultoria de equipe do Hospital Israelita Albert Einstein. Estamos trabalhando muito para utilizar o que há de mais moderno e tecnológico em saúde no Hospital Central. Será um hospital de ponta e que deve ser entregue ainda em 2023”, acrescentou.



Na obra, estão em andamento os serviços de infraestrutura hidros sanitários, elétrica de baixa tensão e média tensão, cabeamento estruturado, rede de água fria e dutos de ar condicionado, pele de vidro, divisórias, bancadas, louças, pintura, asfalto, grupo de geradores, combate a incêndio, rede de gás medicinal, elevadores, casa de máquinas, revestimento de piso e parede, forro e iluminação.



Hospital Central de Cuiabá
Créditos: Marcos Vergueiro/Secom-MT



Histórico
A obra do Hospital Central foi lançada em 1984. O objetivo era proporcionar um atendimento de referência em alta complexidade nas especialidades de traumatologia e ortopedia, além de urgência e emergência de trauma. Contudo, a obra foi paralisada três anos depois, em 1987.



Em novembro de 2019, o Governo do Estado apresentou um novo projeto para a estrutura do Hospital Central e lançou o edital seguido dos trâmites licitatórios. A assinatura do contrato para o início das obras ocorreu em outubro de 2020 e, desde então, as equipes trabalham para a entrega da unidade de saúde à população mato-grossense.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/460071/visualizar/