Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 10 de Fevereiro de 2012 às 17:45

    Imprimir


Edivaldo de Sá/Repórter News

Duas escolas do município de Nortelândia foram contempladas pelo programa Mais Educação do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC). O programa num primeiro momento só atendia municípios de menor IDEB, porém gestões junto a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e o MEC, que avaliaram o bom funcionamento do Projeto Aplauso, que vem obtendo êxito dentro da nossa realidade social, foi possível inserir a cidade após cumprir rigorosamente a parte burocrática do programa.

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas, porém o município de Nortelândia acabou sendo incluso em razão da politica pedagógica idealizada pela atual gestão, que desde 2009 trabalha a criação de uma escola capaz de ocupar o tempo dos alunos fora da sala de aula, com atividades recreativas, educacionais e técnicas.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

Em Nortelândia, desde o inicio da gestão, o prefeito municipal sonhava implantar um modelo diferente, em que o aluno passa o dia inteiro na escola, aprendendo inglês, música e outros. Para abrigar o projeto imaginado pela atual administração, o Chefe do Poder Executivo conseguiu convencer o Governo do Estado, por meio da SEDUC a reformar as instalações da antiga Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, desativada há vários anos, para ser sede do projeto. As obras estão em andamento e devem ser concluídas ainda este ano.

“Nosso objetivo é que além da escola normal, o aluno tenha acesso a outras atividades no horário vago, para não ficar em casa ou na rua ociosos, e desenvolvendo outras atividades, contribuindo com o crescimento intelectual de cada um” ressaltou o prefeito Neurilan Fraga.

As escolas municipal Júlio Praxede Duarte e estadual Emanuel Pinheiro da Silva Primo foram contempladas com o Programa Mais Educação.

O município recebeu nota 10 do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, pelo excelente trabalho desenvolvido na educação, principalmente no tocante a aplicação dos recursos públicos e a politica pedagógica implantada, que obtém ótimos resultados. A educação de Nortelândia foi classificada por dois anos consecutivos entre as 100 melhores gestões educacionais do país, e não por menos, a gestão reformou em parceria com a iniciativa privada as duas escolas da cidade, implantou o piso nacional dos professores, investe na capacitação e treinamento da equipe, melhorou o transporte escolar, entre outras ações fundamentais para uma educação de qualidade.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/59765/visualizar/