Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 18 de Dezembro de 2011 às 04:12
Por: Mirelle Irene

    Imprimir


Reunidos em Goiânia (GO) desde sexta-feira, cerca de 1,5 mil jovens filiados ao PSDB participam do Congresso Nacional da Juventude Social Democrata. O evento, que teve em sua abertura na sexta-feira palestras de lideranças nacionais tucanas, como o presidente Sérgio Guerra, e os presidenciáveis Aécio Neves e José Serra, está prosseguindo hoje com mais discussões, incluindo críticas ao que os jovens tucanos chamam de "monopólio" da União Nacional dos Estudantes (UNE) na confecção da carteirinha de estudante.

O Secretário Nacional da Juventude do PSDB, Wesley Goggi, 30 anos, é um dos que criticam a carteirinha de estudante expedida pela UNE, que dá direito a meia-entrada em espetáculos culturais, cinemas e shows. Para o líder jovem tucano, a meia-entrada deveria ser concedida por comprovação de idade, para que o acesso à cultura atinja mais a faixa etária jovem, mesmo a que não está mais na escola.

"Vamos discutir a questão do monopólio da carteirinha da UNE. Essa discussão de meia-entrada que a gente vê no Brasil está ultrapassada. Às vezes, você vê uma pessoa de 50 anos, que já faz pós-graduação e tem o direito. E um jovem de 20, que não estuda às vezes porque trabalha, não tem", disse.

Mídia
Outros temas, como a descriminalização da maconha, a união estável entre pessoas do mesmo sexo, o aborto e a reforma política também estão na pauta do encontro, que será encerado na noite deste sábado.

Wesley Goggi ressalta como outro ponto que os tucanos jovens estão discutindo a crítica aos debates promovidos no último Congresso do PT, em julho, relativos à mídia. "Nós somos contra o controle social da mídia. Somos contra todas as ditaduras, inclusive a ditadura exercida em nome dos trabalhadores", disparou.

Já Marcello Richa, 26 anos, filho do governador do Paraná, Beto Richa, e presidente da Juventude Nacional do PSDB diz que as duas principais plataformas do Congresso do partido - o primeiro focado na mobilização da militância - são a preparação de 400 candidatos tucanos jovens para as próximas eleições municipais e marcar a mensagem de que o PSDB está focado na renovação do partido. "É muito ousado, a gente reconhece. Mas nós temos a certeza de que temos jovens preparados qualificados, a maioria deles candidatos a vereador, mas alguns a vice-prefeitos. O PSDB está preparado para dar um choque de renovação, em todo o Brasil", disse. Dentro da preparação dos pré-candidatos está o uso das mídias sociais na próxima campanha eleitoral, considerada uma estratégia essencial para atingir o eleitor.

Serra- Aécio
Segundo Marcello Richa a juventude tucana defende prévias para a escolha do candidato tucano à Presidência da República em 2014, mas enxerga que elas devam ser disputadas não só pelos nomes mais cotados, como o ex-governador de São Paulo José Serra ou o senador Aécio Neves (MG). Não há, oficialmente, apoio a nenhum dos dois presidenciáveis.

"A juventude tucana apoia o que for melhor para o partido, mas acredito que não é o momento para esta discussão. Nós sofremos de ter excelentes nomes: não só Serra e Aécio, mas Marconi Perillo (GO), Beto Richa (PR) e diversos outros governadores", disse. Durante o Congresso, não foram aconselhadas às delegações de todos os Estados manifestações de apoio a nenhum dos presidenciáveis





Fonte: TERRA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/65097/visualizar/