Publicado em Segunda - 14 de Fevereiro de 2011 | por Alexandre Alves

Colheita da soja avança; falta caminhão e frete encarece no Nortão

 A medida que a colheita da soja avança nas regiões norte e médio norte de Mato Grosso, um antigo problema para os produtores da oleaginosa volta à cena: a falta de caminhões e o consequente aumento no preço do frete. E neste ano a tendência é o sojicultor pagar mais caro ainda para levar os grãos aos portos de Santos e Paranaguá, já que a produtividade por hectare está sendo boa.
Leia mais...
Reprodução/Ilustração

Produtores de MT estão isentos de solicitar certidão de legitimidade

Publicado em Sexta - 11 de Fevereiro de 2011

Para averbar o georreferenciamento, os produtores rurais de Mato Grosso não precisam mais solicitar a certidão de legitimidade de origem ao Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), como era exigido anteriormente.
Leia mais...

MT: Médio-norte tem melhor colheita

Publicado em Sexta - 11 de Fevereiro de 2011

A constatação foi feita pela Equipe 2 do Rally da Safra 2011, que hoje chega a Campo Grande (MS). Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT), a média no médionorte é de 50,3 sacas colhidas por hectares. Porém, segundo a expedição, em outras regiões o veranico ocorrido em dezembro ainda preocupa. Ao longo da semana, a equipe que partiu de Cuiabá no dia 7 de fevereiro colheu mais de 50 amostras de soja precoce em municípios de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Leia mais...

Fundação MT desenvolve projeto nacional de apoio a novos agrônomos

Publicado em Quinta - 10 de Fevereiro de 2011

E agora?” é a pergunta que inquieta a mente de muitos adolescentes pelo Brasil. Por isso a Fundação MT, em parceria com a empresa Tropical Melhoramento Genético (TMG), promove a “Captação de Novos Talentos a Fundação MT”. O projeto, que tem objetivo de encurtar a distância entre o mercado de trabalho e a universidade, percorre as instituições de ensino superior de todo o Brasil a fim de descobrir os talentos de estudantes interessados em pesquisa em algodão e soja no cerrado brasileiro.
Leia mais...

Safra de verão pode ajudar na desaceleração dos alimentos

Publicado em Terça - 08 de Fevereiro de 2011

O Ministério da Agricultura informou nesta terça-feira que a entrada da safra de verão no mercado deve conter o ritmo de alta dos preços dos alimentos.
Leia mais...

Dilma é convidada para lançar colheita da soja em Lucas R.Verde

Publicado em Segunda - 07 de Fevereiro de 2011

O governo estadual e a prefeitura de Lucas do Rio Verde esperam resposta do Palácio do Planalto para a presidente Dilma Rousseff (PT) ir a Lucas, no próximo dia 19, fazer a abetura da colheita de soja. Mato Grosso é o maior produtor da oleaginosa e o município figura entre os maiores em produção e o que exporta grande volume de grãos para diversos países. O convite foi formulado, conforme Só Notícias já informou, na semana passada, pelo prefeito Marino Franz.
Leia mais...

Exportação brasileira de café em janeiro é a maior em 5 anos

Publicado em Segunda - 07 de Fevereiro de 2011

O volume de café exportado pelo Brasil em janeiro apresentou aumento de 9,3% em relação ao mesmo mês de 2010. Foram embarcadas 2,724 milhões de sacas de 60 kg, ante 2,492 milhões de sacas no ano passado, conforme levantamento divulgado hoje pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé). Trata-se do melhor resultado para o mês nos últimos cinco anos.
Leia mais...

Em Brasília, entidades agrícolas de MT buscam maior aproximação com Legislativo e Executivo

Publicado em Sexta - 04 de Fevereiro de 2011

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira, participou na terça-feira (01), da posse da 54ª Legislatura Federal. Durante todo o dia fez visitas aos gabinetes dos deputados e senadores eleitos pelo estado de Mato Grosso.
Leia mais...

Aprosmat realizará Plantão Pré-colheita até o mês de abril

Publicado em Sexta - 04 de Fevereiro de 2011

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) se prepara para mais um sistema de Plantão Pré-colheita. Segundo a gerente técnica de sementes da Aprosmat, Denise Miranda, o plantão começou no último dia 31 de janeiro com a análise as cultivares precoce e super precoce. “A expectativa é que o fluxo aumente ainda mais a partir da próxima semana, devido à seca a colheita de cultivares de soja teve um pequeno atraso, mas já estamos nós preparando para receber as amostras”.
Leia mais...

Mato Grosso terá crescimento de 3% na área destinada a soja

Publicado em Quinta - 03 de Fevereiro de 2011 | por Alex Fama

Mato Grosso terá um acréscimo de 3,2% na área destinada ao plantio de soja na safra 2010/11. Esta é a estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). De acordo com o órgão, na safra 2009/10, a área destinada ao grão foi de 6.217.450 hectares. Já nesta safra, a área estimada é de 6.413.500 hectares.
Leia mais...