Publicado em Quinta - 04 de Agosto de 2011 | por José Riva

Pontes e Lacerda, a princesinha do Vale do Guaporé

O município de Pontes e Lacerda completa 30 anos neste 06 de agosto e posso dizer que está no caminho do desenvolvimento. Localizada no Vale do Guaporé, uma região de terras férteis, em sua trajetória passou por um momento difícil durante a mudança da Capital do Estado de Vila Bela da Santíssima Trindade para Cuiabá, por causa do decréscimo populacional. Porém, conseguiu se reerguer e vem consolidando-se como uma cidade promissora.
Leia mais...

Novo processo tributário da SEFAZ

Publicado em Quinta - 04 de Agosto de 2011 | por Enio Medeiros

Em 22 de julho de 2011, foi editado o Decreto nº 548 que introduziu alterações ao Regulamento do ICMS de Mato Grosso mais especificadamente para alterar o processo administrativo tributário.
Leia mais...

O policial militar e a ocorrência de trânsito

Publicado em Quarta - 03 de Agosto de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Vivemos a era da reengenharia. Processos tradicionais perderam a razão de ser e têm de ser adaptados aos novos tempos. Muitas vezes, apenas ajustes resolvem o problema. Antigamente, a Polícia Militar comparecia a todas as ocorrências de trânsito, por menores que fossem. Nos últimos anos passou a atender apenas aquelas que apresentam vítimas.
Leia mais...

Para que um encontro mundial de jovens?

Publicado em Quarta - 03 de Agosto de 2011 | por Anderson Marçal Moreira

É fazendo memória a essas palavras de Bento XVI aos jovens do mundo inteiro que nos preparamos para viver mais esta Jornada Mundial da Juventude, que este ano será em Madri, entre 16 e 21 de agosto, com o tema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Cl 2,7).
Leia mais...

Os jovens gritam por mudanças

Publicado em Quarta - 03 de Agosto de 2011 | por Dunga

Quando meus olhos miraram 150 mil jovens de braços levantados, pulando e dançando, eu na verdade, contemplei a saúde física, psíquica e espiritual deles. Tanta vida pulsando e existindo diante de mim. Eu tremi, vibrei, chorei, ri e tive a certeza de que, por mais crise que enfrentemos ao longo do caminho da humanidade, existe uma geração que opta por aquilo que realmente faz a diferença na história.
Leia mais...

Competência ou desleixo?

Publicado em Terça - 02 de Agosto de 2011 | por José Riva

Um dos motivos que me levaram a trilhar na área política foi o descaso em que vive a população, especialmente, a menos favorecida. Nesses anos todos tive a oportunidade de vivenciar problemas relacionados às esferas municipal, estadual e federal. E olha que já se vão 30 anos, e os problemas continuam a afligir a nossa gente.
Leia mais...

Ouvir e Escutar

Publicado em Terça - 02 de Agosto de 2011 | por Lourembergue Alves

 “É grande a quantidade de pessoas tidas como órfãs político-eleitoral do ex-governador Dante de Oliveira!” Frase de um mestrando em Ciência Política, que acabou de chegar a passeio à Capital do Estado. Sua surpresa, confessa, levou-o a indagar o porquê disto. Em busca de tal resposta, e mesmo fora do seu campo de estudos, passou a folhear jornais locais das décadas 1980 e 1990, enquanto ouvia um ou outro morador do Vale do Rio Cuiabá.
Leia mais...

Sinuca de Bico Desejada?

Publicado em Segunda - 01 de Agosto de 2011 | por Lourembergue Alves

Uma foto revela sempre um dado momento, uma dada situação. Jamais a realidade permanente e constante. Contudo, existem álbuns de fotografias tão autênticos que as verdades, neles contidas, parecem ser uma só.
Leia mais...

Mais atenção à nossa Chapada

Publicado em Segunda - 01 de Agosto de 2011 | por José Riva

Prestes a completar 260 anos de fundação, Chapada dos Guimarães clama por atenção do Poder Público. As festividades em reverência ao aniversário da cidade, comemorado dia 31 de julho, podem ser vistas como um momento de reflexão sobre os 18 mil habitantes que lá moram e dependem da sensibilidade dos governos estadual e federal na liberação de investimentos que, em sua maioria, não são repassados de acordo com as demandas municipais.
Leia mais...

Nossa Barafunda

Publicado em Segunda - 01 de Agosto de 2011 | por Jair Estevão

Logo inicialmente já explico que barafunda é o mesmo que confusão, que por sua vez é um sinônimo do atual (des)governo de Silval da Cunha Barbosa. É claro que por ser um dos jovens membros da oposição, me torno “suspeito” ao criticá- lo, porém, alguém tem que cumprir a esta missão, para que as opiniões da sociedade não se resumam em burra unânimidade e falsa impressão de que está tudo indo muito bem.
Leia mais...