Artigos
Opinião IPOs: força total só deve ser esperada para 2011
O primeiro trimestre do ano é tradicionalmente o melhor período para as empresas que nunca negociaram ações no mercado de valores efetuarem a sua oferta pública de papéis - ou IPO, sigla relativa à expressão Initial Public Offering.
Opinião Efeito judicialização
O intenso debate que se trava em Mato Grosso desde a semana passada, quando o deputado federal Pedro Henry (PP) acusou a existência de um plano de membros do judiciário federal e ministério público federal para influenciar as eleições deste ano no Estado - a chamada “judicialização das eleições” – provocou resultados práticos no campo judicial e no político.
Opinião Eleição de explicação
Após as convenções partidárias, ou melhor, após a Copa do Mundo, começa legalmente a campanha eleitoral. A nossa responsabilidade é enorme, pois iremos escolher um governador, dois senadores, deputados federais e estaduais, além do presidente da República. Na verdade a campanha já iniciou há muito tempo. O atual presidente da República já foi multado duas vezes pelo Superior Tribunal Eleitoral por propaganda eleitoral extemporânea. Na nossa história política nunca, jamais, em tempo algum, aconteceu fato semelhante.
Opinião Corpus Christi: a festa da comunhão de Cristo com seu povo
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).
Opinião O madrugador
Em 1971 eu era Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso e o Josué Montelo da do Maranhão. Eu conhecia e admirava a fabulosa e extensa obra desse maranhense. No mundo acadêmico e intelectual, Josué Montelo foi um marco. Jornalista, professor, teatrólogo, escritor, orador, fundador da Universidade Federal do Maranhão e Reitor.
Opinião “Rebolation” é ação anti-policial
A imagem, colocada na internet, de três adolescentes que teriam sido forçados por policiais a dançarem o “rebolation”, causou profundo constrangimento aos homens e mulheres que têm a importante tarefa de fazer segurança pública neste país. Nenhum custodiado, independente do que tenha cometido, pode ser submetido à tortura ou a situações vexatórias, como as veiculadas.
Opinião Restituição do Funrural dos últimos dez anos acaba no mês de julho
Não é mais novidade que o Supremo Tribunal Federal surpreendeu a todos e, logo no início de fevereiro, decidiu pela inconstitucionalidade de um importante tributo federal.
Opinião O papel do técnico na Copa do Mundo
Participar de uma competição esportiva exige determinação, disciplina e muito treino. Se essa competição for uma Copa do Mundo, a pressão é ainda maior. O jogador precisa estar preparado para executar sua melhor performance a fim de conquistar o prêmio máximo: a tão sonhada taça.
Opinião A Política e as Redes Sociais
O jogo político-eleitoral brasileiro deste ano se diferencia, e muito, dos anos anteriores. Esse diferencial se deve ao uso das redes sociais. Candidato algum pode ignorá-las. Isso em razão do grande número de pessoas que se encontra “conectado”. Quantidade que está longe de se constituir a maioria do eleitorado. Não por ora. Desprezá-la, no entanto, é mostrar-se desatualizado. Os tempos, agora, são outros. Assim, o Facebook, Myspace, Twiter, Orkut, MSN, etc., tornaram-se veículos importantíssimos na comunicação e no diálogo direto entre o votante e o candidato.
Opinião Produto sem garantia
Este ano o eleitor tem que verificar bem e observar com muita atenção os candidatos que estão postulando vagas, desde a presidência da república, senadores, até a deputados, se realmente são verdadeiros ou são produtos falsificados que, não oferecem nem uma garantia ao eleitor.
