Publicado em Terça - 02 de Abril de 2024 | por Virginia Mendes

Opinião Abril Azul: Promovendo a conscientização sobre o autismo em Mato Grosso

Uma das iniciativas que defendemos veementemente é a implantação da Carteira de Identificação do Autista. Esta carteira, distribuída gratuitamente, não só garante os direitos das pessoas com autismo, mas também oferece uma maneira eficaz de identificá-las em situações cotidianas.

Leia mais...

Opinião Democracia da Grécia Antiga

Publicado em Segunda - 01 de Abril de 2024 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

Era também o palco da vida cultural e filosófica da Grécia Antiga. Filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles frequentemente se reuniam na Ágora para discutir ideias e ensinar seus alunos. Aqui, os poetas recitavam suas obras, os músicos tocavam suas melodias e os dramaturgos encenavam suas peças, um espaço vibrante de criatividade e expressão intelectual.

Leia mais...

Opinião Concurseiro vitimista x protagonista

Publicado em Segunda - 01 de Abril de 2024 | por Francisney Liberato

Ficar reclamando sucessivamente a respeito desse tipo de coisa não vai contribuir para achar uma solução para o seu problema. É necessário que você pare, pense em suas alternativas e o que pode fazer para que tal problema seja resolvido, de modo que facilite sua vida.

Leia mais...

Opinião As mulheres

Publicado em Domingo - 31 de Março de 2024 | por Renato Gomes Nery

As mulheres devem ser a face risonha de Deus! Os ambientes frequentados por elas têm luz, barulho, cor e alegria. E os frequentados pelos homens são sóbrios, opacos e tristes! Deus fez este vale de lágrimas, mas o atenuou com a presença feminina. Elas existem para minorar as misérias, as dores e aflições do mundo, tornando-o melhor, mais digno e mais humano.

Leia mais...

Opinião Alimentação e equilíbrio hormonal

Publicado em Domingo - 31 de Março de 2024 | por Giovana Fortunato

A saúde nutricional desempenha um papel crucial na saúde reprodutiva feminina, influenciando o equilíbrio hormonal. Um sincronismo adequado entre diversos hormônios é essencial para a atividade ovariana e um ciclo menstrual regular, além de ser vital para a fertilidade e a saúde reprodutiva das mulheres.

Leia mais...

Opinião Pantanal e incêndios

Publicado em Domingo - 31 de Março de 2024 | por Júlio Campos

A ação é bem-vinda, uma vez que o Pantanal é um Patrimônio Nacional e pertence à Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Unesco. E, apesar das ameaças, este é inquestionavelmente o bioma mais preservado do Brasil, resistindo com 83% de suas áreas naturais.

Leia mais...

Opinião Fracassar faz parte

Publicado em Sábado - 30 de Março de 2024 | por Mário Quirino

Apesar dos anos de investimento e desenvolvimento, a empresa decidiu desistir do projeto. Este ato de reconhecer o fracasso e redirecionar recursos exemplifica a capacidade de tomar decisões difíceis em prol de objetivos de longo prazo.

Leia mais...

Opinião Vida: bate dentro bate fora

Publicado em Sábado - 30 de Março de 2024 | por Emanuel Filartiga

Quero morrer perto de uma árvore. Foi a árvore que me ensinou a subir. O rio que me ensinou a correr. Foi a mina d'água que me ensinou a nascer. Com minha mãe aprendi que vida se gasta com a sola do meu sapato, a cada passo pelas ruas. E atingi que a vida bate fora, espanca! E a vida bate de dentro, explode! No coração, no pulsar, nesse subterrâneo a vida bate.

Leia mais...

Opinião A importância da Constituição

Publicado em Sexta - 29 de Março de 2024 | por Ives Gandra da Silva Martins

Com isso, havia propostas de inconstitucionalidade de leis estaduais, mas jamais de leis federais, porque quem podia propor era o próprio advogado de quem fazia as leis, isto é, do presidente da República, que governava por decretos-leis.

Leia mais...

Opinião O custo fiscal dos remédios

Publicado em Sexta - 29 de Março de 2024 | por Victor Humberto Maizman

Nesse contexto, já escrevi que impedir a dedução do valor dos medicamentos revela, por si só, flagrante desrespeito aos princípios constitucionais, como o da isonomia, o da capacidade contributiva, o da pessoalidade e o da dignidade da pessoa humana.

Leia mais...