Noticias Saúde
APM sedia encontro de portadores de doenças inflamatórias intestinais
O Departamento de Gastroenterologia da Associação Paulista de Medicina realiza, em 15 de maio de 2010, das 9h às 13h, uma reunião com pacientes de doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn e retocolite ulcerativa inespecífica.
Encontro debate as novidades no tratamento e no diagnóstico da tuberculose no país
A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) promove, de 26 a 29 de maio no Hotel Windsor Guanabara, no Rio de Janeiro, o IV Encontro Nacional de Tuberculose e I Fórum da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose. O evento é fruto da união de esforços da SBPT com o Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, da Rede TB e da Parceria Brasileira contra Tuberculose.
Estudo: 94% das mulheres que amamentam não se alimentam direito
Um estudo conduzido pela Universidade de Granada, na Espanha, revelou que 94% das lactantes não seguem uma dieta apropriada e nem consomem níveis ideais de vitaminas A, E, ferro e gordura, mantendo uma alimentação pouco calórica, o que pode ser perigoso para a saúde do bebê. A ingestão de vitaminas é essencial para o desenvolvimento neurológico do recém-nascido que está amamentando.
Doenças respiratórias aumentam com a chegada do frio
Durante o outono e o inverno, cresce o número de pessoas afetadas por doenças respiratórias. Com a queda de temperatura, enfermidades como a asma, bronquite e renite se tornam mais comuns, principalmente entre idosos e crianças.
O MS informou que "avalia a possibilidade de desenvolver estudos sobre metodologias de pasteurização" para a polpa de aç
Poupa feita de açaí mal lavado pode transmitir doença de Chagas
O protozoário causador da doença de Chagas sobrevive na polpa do açaí mal higienizado, mesmo que o produto seja congelado a -20°C. Somente a correta pasteurização - tratamento térmico que envolve aquecimento e rápido resfriamento - consegue eliminar o microrganismo. Esse é o resultado de uma pesquisa inédita liderada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Eventos marcam Dia Mundial da Mucopolissacaridose em Salvador
15 de maio é o Dia Mundial da MPS (Mucopolissacaridose), doença metabólica hereditária causada por erros inatos do metabolismo que determina a diminuição da atividade de determinadas enzimas, que atuam numa estrutura da célula chamada lisossomo. Para marcar essa data, a Associação Baiana de Familiares e Amigos de Portadores de Mucopolissacaridores (ABAMPS) promove um evento destinado a aproximar pacientes, familiares, médicos e profissionais envolvidos no tratamento da doença.
Pneumologistas do Rio de Janeiro levam população a tour pelo interior de um pulmão gigante
Entre os dias 27 e 30 de maio de 2010, um pulmão gigante será a grande atração do Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro. O inflável de 190 m2 reproduz o pulmão humano, permitindo que o público entre pela traqueia e conheça todas as particularidades do órgão e os principais problemas que o atingem.
Recreação e palestras marcam o Dia Mundial da MPS em São Paulo
15 de maio é o Dia Mundial da MPS (Mucopolissacaridose), doença genética rara, degenerativa, causada por erros inatos do metabolismo. Para marcar a data e alertar a sociedade sobre a doença, seus sintomas e formas de tratamento, a Associação Paulista de Familiares e Amigos de Portadores de Mucopolissacaridores, promove, no próximo dia 15, uma manhã de recreação e palestras no Clube Escola Jardim São Paulo, na zona norte da capital paulista.
O trabalho adicional pode afetar o metabolismo ou encobrir estados depressivos, ansiedade ou falta de sono.
Estudo afirma que fazer hora extra aumenta risco de doenças cardíacas
Trabalhar três horas a mais além do normal expõe as pessoas a um risco 60% maior de desenvolver problemas cardíacos, segundo um estudo publicado pelo European Heart Journal. Segundo a pesquisa, uma jornada de trabalho normal gira em torno de 7 a 8 horas diárias.
Mato Grosso é o quinto em casos de dengue no Brasil
O Ministério da Saúde registrou do dia 1º de janeiro até o dia 3 de abril, 447.769 casos de dengue em todo o país. O número representa um incremento de 79,85% em relação ao mesmo período de 2009, quando foram notificados 248.970 casos. O balanço, divulgado nesta segunda-feira, apontou Mato Grosso em quinto lugar no “ranking” da dengue, com 998,3 casos registrados por cada 100 mil habitantes.
