Noticias Saúde
Estado é o pior em imunização contra Influenza A
Mato Grosso ocupa o último lugar no ranking de vacinação contra o vírus da Influenza A (H1N1) divulgado pelo Ministério da Saúde. A cobertura do Estado é de 32,7%, enquanto o penúltimo colocado, Rondônia, tem 37,3% da população imunizada. O balanço mostra ainda que em todo o Brasil o número de pessoas que tomaram a dose subiu de 12,9 milhões para 28,3 milhões em 10 dias. O aumento é atribuído ao Dia D, realizado em 10 de abril, quando somente Mato Grosso não aderiu à campanha.
Farmácia Popular oferece gratuitamente remédio contra a gripe H1N1
Numa decisão do Ministério da Saúde, as unidades próprias do Programa Farmácia Popular do Brasil começam a oferecer a sua clientela, gratuitamente, o medicamento Fosfato de Oseltamivir, usado especificamente no combate a Influenza H1N1. O medicamento vem engrossar a lista de 107 itens oferecidos no Programa Farmácia Popular.
Governo federal adia calendário da gripe sazonal
Mato Grosso é um dos estados em que será adiado o início da campanha de imunização para idosos contra a gripe comum – a sazonal. Segundo divulgou ontem o governo federal, pessoas com mais de 60 anos das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste terão de esperar um pouco mais para a imunização, que será de 8 a 21 de maio.
Plano de Ação vai atacar causas das filas na saúde
Acabar com as filas de espera em Mato Grosso, das consultas até as cirurgias mais complexas, é a expectativa do governo do Estado que lançou ontem o Plano de Ação da Saúde. Como não é mais possível aumentar o orçamento deste ano, o governador Silval Barbosa anunciou que, para a execução do programa, serão remanejados recursos de outras áreas para a Saúde.
Fumantes tem QI mais baixo, diz pesquisa
Médicos acreditam que a decisão de fumar está ligada a uma menor capacidade intelectual. Pesquisa publicada na Grã-Bretanha sugere que fumantes têm QI mais baixo do que não-fumantes.
Jovens são os que menos aderem à vacina contra a gripe suína
Entre os jovens de 20 e 29 anos, 41% já foram vacinados contra a gripe A (H1N1), popularmente conhecida como suína. Esse é o grupo com a menor adesão dentre aqueles escolhidos para a campanha de vacinação do governo. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (19), quando começa a última semana de vacinação para esses grupos.
Em dez dias, Brasil mais que dobra número de pessoas vacinadas contra gripe H1N1
Balanço mais recente do Ministério da Saúde indica que, em uma semana, o número de pessoas vacinadas contra a gripe pandêmica mais que dobrou em todo o país. Até as 9h desta segunda-feira, 28,3 milhões de pessoas haviam se imunizado contra a doença. No dia 9 de abril, 12,9 milhões de brasileiros haviam tomado a vacina. Em relação aos públicos convocados para as três primeiras etapas de vacinação, a cobertura saltou de 22,1% para 47,5%.
Calendário de vacinação de idosos é alterado nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste
Problemas na entrega das doses de vacina contra a gripe comum, produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, obrigaram o Ministério da Saúde a alterar o calendário da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.
Caos aéreo põe em risco criança que aguarda medula para transplante
Uma criança de três anos corre risco de vida em um hospital britânico por causa do caos no tráfego aéreo provocado pelas cinzas de um vulcão na Islândia, que está impedindo a chegada de uma medula óssea do Canadá para um transplante.
Transplante de pele é alternativa para pessoas com vitiligo
Pacientes com vitiligo que estão com a doença estabilizada e têm manchas pequenas e localizadas têm uma alternativa segura e eficaz de tratamento: o transplante de células saudáveis de pele para os locais afetados. A conclusão é de um estudo apresentado em março na reunião da "American Academy of Dermatology" (EUA).
