Noticias Nacional
Bolsa Família não desestimula o trabalho, constata estudo do PNUD
A probabilidade de quem recebe o Bolsa Família estar trabalhando é maior – 1,7% a mais para homens, 2,5% para mulheres – do que entre pessoas da mesma faixa de renda que não participam do programa. É o que conclui estudo coordenado pela pesquisadora Clarissa Gondim Teixeira, do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (CIP-CI), órgão do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Ipea divulga estudo sobre transporte ferroviário no Brasil
O Instituto de Pesquisa Econômica aplicada (Ipea) apresenta, na próxima quarta-feira, 19, às 10 horas, em Brasília, o Comunicado do Ipea n° 50: Transporte ferroviário de cargas no Brasil: gargalos e perspectivas para o desenvolvimento econômico e regional. Parte da série Eixos do Desenvolvimento Nacional, o estudo discute as características do transporte ferroviário de cargas, sua evolução na infraestrutura de transporte brasileira e as principais questões regulatórias do setor.
Metade dos magistrados brasileiros será capacitada em administração judiciária
Até o final do ano, 7,5 mil magistrados deverão ter concluído cursos de capacitação em administração judiciária graças a um convênio entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Os treinamentos vão atender a um dos 10 objetivos prioritários do Judiciário definidos para 2010: a Meta 8, que prevê a promoção deste tipo de capacitação para 50% da magistratura brasileira.
Turismo sustentável é turismo sem exploração
Sensibilizar a cadeia produtiva do turismo para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes é a missão do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo (MTur). Desde a sua criação, em 2004, até o fim deste ano, o TSI terá investido R$ 26,5 milhões em ações de inclusão social e proteção da infância e juventude.
Turismo sustentável é turismo sem exploração
Sensibilizar a cadeia produtiva do turismo para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes é a missão do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo (MTur). Desde a sua criação, em 2004, até o fim deste ano, o TSI terá investido R$ 26,5 milhões em ações de inclusão social e proteção da infância e juventude.
Policiais desocupam fazenda em MS e índios reclamam de violência
Agentes da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul, com apoio da tropa de choque da Polícia Militar, concluíram nesta segunda-feira a reintegração de posse da fazenda Petrópolis, localizada entre os municípios de Miranda e Aquidauana (a 200 km de Campo Grande). Cerca de 500 índios da etnia terena, que montaram acampamento no local há quase sete meses, foram despejados.
Em marcha, prefeitos reivindicam regulamentação de gastos com saúde
A marcha dos prefeitos, que começa nesta terça-feira, em Brasília, irá pressionar o Congresso para regulamentar a emenda constitucional 29, que trata de gastos com saúde. Na pauta de reivindicações também estão a redistribuição dos royalties do petróleo e mudanças na lei de licitações.
Acampamento de Pentecostes na Canção Nova
A Canção Nova realiza entre os dias 21 e 23 de maio, em sua sede em Cachoeira Paulista, SP, o Acampamento de Pentecostes. Além de sacerdotes e missionários da comunidade Canção Nova também são presenças confirmadas no evento o fundador da comunidade Aliança de Misericórdia, padre Antonello Cadeddu, e o cantor católico Eugênio Jorge que fará show de lançamento do CD “Pérolas em Canções” pela gravadora Canção Nova.
Ministra Márcia Lopes reforça campanha contra exploração sexual de crianças e adolescentes
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, participará do lançamento do Prêmio Neide Castanha, nesta terça-feira (18/5), data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A cerimônia será no Salão Negro do Ministério da Justiça, em Brasília, e faz parte das atividades da campanha deste ano, que traz o slogan “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (Sedh/PR). Mais uma vez, o símbolo da campanha é uma flor.
Promotoria dá parecer contrário a habeas corpus para procuradora acusada de agressão
O Ministério público fluminense deu parecer contrário à concessão de habeas corpus à procuradora aposentada Vera Lúcia de Sant"Anna Gomes, acusada de torturar uma menina de dois anos que estava sob sua guarda provisória. A procuradora entregou-se à Justiça na última quinta-feira (13), após oito dias foragida. Ela está no presídio feminino Nelson Hungria, no complexo de Gericinó, na zona oeste do Rio.
