Livro conta história de pioneiro e primeiro prefeito de Barra do Garças

Publicado em Segunda - 31 de Maio de 2010

A história de um menino de nove anos, vindo do Maranhão para a região do Araguaia, é contada através do livro ‘Memórias de um pau de arara - Um batelão de história’, onde Antônio Paulo da Costa Bilégo narra a sua trajetória de vida na cidade de Barra do Garças, município que ele fez história e acompanhou todo o processo de desenvolvimento. O livro foi lançado no último dia 29, no anfiteatro Fernando Peres de Farias, em Barra do Garças.
Leia mais...

Os produtos artesanais de Mato Grosso podem ser vistos e adquiridos durante o 5 Salão Nacional do Turismo

Publicado em Sexta - 28 de Maio de 2010 | por Naine Terena

São Paulo, SP - Quem visita o Pavilhão ‘Vitrine Brasil’, espaço dedicado a diversidade cultura, no 5 Salão Nacional do Turismo pode ter um panorama geral do artesanato e artesãos do país. Nele, o artesanato dos 26 estados e do Distrito Federal está sendo comercializado durante os cinco dias de evento.
Leia mais...

Tangará da Serra irá sediar o 2º Festival Regional do Médio Norte “Cururu e Siriri”

Publicado em Quinta - 27 de Maio de 2010 | por Nelli Tirelli

Uma reunião entre representantes dos pólos Nova Mutum, Barra do Bugres, Jangada, Nobres, Rosário Oeste e Tangará da Serra, aconteceu com o prefeito municipal José Jaconias da Silva, para definir algumas ações com relação ao 2º Festival Regional do Médio Norte “Cururu e Siriri”, que acontecerá no mês de julho na cidade.
Leia mais...

Caderno de Pesquisa do Cinema brasileiro será lançado em Cuiabá neste sábado

Publicado em Quinta - 27 de Maio de 2010 | por Aluísio Azevedo

O Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CBPC) lança neste sábado (29.05), em Cuiabá, a obra “Caderno de Pesquisa”. O lançamento ocorrerá às 11h, durante realização do curso de capacitaçao em Jornalismo Científico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a realizar-se no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade.
Leia mais...

Rondonópolis recebe oficina do Edital Microprojetos Mais Cultura

Publicado em Quinta - 27 de Maio de 2010 | por Ariane Laura

Jovens, artistas, grupos artísticos e produtores culturais do município de Rondonópolis, no Mato Grosso, receberão oficinas do Microprojetos Mais Cultura na Amazônia Legal no próximo sábado (29.05). Esta ação visa fornecer informações a fim de ampliar as possibilidades e facilitar a participação no Edital.
Leia mais...

Começam festejos a São Benedito em Poconé com Cavalhada no dia 06

Publicado em Quinta - 27 de Maio de 2010 | por Sílvia Devaux

Os festejos ao padroeiro do município de Poconé (104km ao Sul de Cuiabá), São Benedito, começaram, nessa quarta-feira (26.05), com a novena na Igreja de São Benedito na cidade. No domingo (06.06), ocorrerá a tradicional Cavalhada que é o momento mais esperado dentro da programação da festa que na sexta-feira (04.06) tem levantamento do mastro e uma confraternização na Casa das Festas.
Leia mais...

Prêmio estimula as manifestações da cultura cigana

Publicado em Segunda - 24 de Maio de 2010 | por Ariane Laura

Nesta segunda-feira (24.05), comemora-se o Dia Nacional do Cigano, celebrado oficialmente no país desde 2006 quando, por decreto presidencial. A data escolhida é consagrada à Santa Sara Kali, padroeira universal dos povos ciganos
Leia mais...

Abertas inscrições para o 17º Festival de Cinema e vídeo de Cuiabá

Publicado em Segunda - 24 de Maio de 2010

Continuam abertas as inscrições para o 17º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, que será realizado de 20 a 26 de setembro, pelo segundo ano consecutivo, no Cine Teatro Cuiabá. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho nas categorias de vídeo, vídeo clipe mato-grossense e curta-metragem. Os interessados devem baixar a ficha de inscrição no site do evento.
Leia mais...

Boatos e histórias de amor vivem na memória dos 68 anos do Cine Teatro Cuiabá

Publicado em Sábado - 22 de Maio de 2010 | por Ângela Coradini

Quase doze anos de portas fechadas. Esse foi o tempo que o Cine Teatro Cuiabá permaneceu fora da vida cultural cuiabana. O tempo em desuso e a demora por reparos trouxeram danos às instalações e também fizeram se multiplicar as histórias e mitos sobre o lugar. Casos de amor, amizades, momentos de diversão e até histórias de arrepiar são lembras por aqueles que viveram os 55 anos em que o Cine Teatro foi o centro das ações culturais da capital. Mas no dia 21 de maio de 2009, o patrimônio histórico e artístico quase perdido recebeu novamente as luzes, as cortinas vermelhas e a atenção da platéia retomando novamente suas atividades em Cuiabá.
Leia mais...