Publicidade

Publicado em Sexta - 12 de Novembro de 2021 | por Carlos Celestino e Lorena Bruschi | Secom/Sema-MT

Dia do Pantanal: Conheça as ações do Governo de Mato Grosso para proteção do bioma mato-grossense

Em fevereiro deste ano, antes da chegada do período de estiagem, o Governo de Mato Grosso entregou o 1° Pelotão Independente do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), unidade estratégica que foi estruturada para atuar no monitoramento e prevenção e combate ao fogo.

Leia mais...

Sema-MT participa de discussão sobre Zoneamento Ecológico Econômico do Pantanal

Publicado em Sexta - 12 de Novembro de 2021 | por Lorena Bruschi | Sema-MT

O zoneamento é um instrumento de gestão para o governo estadual implantar políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. A secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, afirma que o tema é de interesse de toda a sociedade.

Leia mais...

MT tem potencial para captar 500 milhões de dólares ao ano com venda de créditos de carbono

Publicado em Quinta - 11 de Novembro de 2021 | por Lorena Bruschi | Sema-MT

Mato Grosso trabalha para ser o estado pioneiro no mercado de carbono, que ainda não é explorado no Brasil. A empresa Mercuria Energy & commodity group, que atua no ramo de energia no mundo todo, conheceu a política ambiental do Estado e mostrou interesse em iniciar tratativas para se tornar investidora.

Leia mais...

Painel A | A O primeiro Programa de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD) de Mato Grosso foi tema de painel "Amazônia Re

Publicado em Quinta - 11 de Novembro de 2021

Já em 2021, o Estado criou o Programa Carbono Neutro MT por meio do 1.160/2021, com o objetivo de fortalecer ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável, gerando o equilíbrio entre as emissões e remoções de gases do efeito estufa até 2035.

Leia mais...

Pantanal tem previsão de grandes estiagens por 5 anos

Publicado em Quinta - 11 de Novembro de 2021 | por Diário de Cuiabá

Somente no ano passado, o bioma registrou 21.713 focos de calor, que resultaram na destruição de aproximadamente 30% do bioma, que também se estende pelo vizinho Mato Grosso do Sul (MS).

Leia mais...

Pantaneiros ficam de fora das discussões sobre o Estatuto do Pantanal

Publicado em Quinta - 11 de Novembro de 2021 | por Da Assessoria

Na programação, estavam na liderança das mesas 19 especialistas de diferentes áreas como biólogo, juízes de direito, advogados, engenheiros (agronomia e florestal), professores e a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Porém, mais uma vez o povo pantaneiro foi ‘descartado’.

Leia mais...
Redução em alertas de desmatamento foi 5 vezes maior em MT
Redução em alertas de desmatamento foi 5 vezes maior em MT

Redução em alertas de desmatamento foi 5 vezes maior em MT

Publicado em Quinta - 11 de Novembro de 2021 | por Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

O evento foi promovido pela Global Environmental Institute (GEI) para investidores e representantes governamentais. Na oportunidade, o secretário Executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Alex Sandro Marega, mostrou os resultados do combate ao desmatamento ilegal no Estado.

Leia mais...

Programa de conservação do Governo de MT surpreende ambientalista: “nunca vi algo nesta escala no mundo”

Publicado em Quarta - 10 de Novembro de 2021 | por Érika Oliveira | Secom-MT

Marcelo Carvalho atualmente comanda um movimento que prega o desenvolvimento sustentável como forma de preservar a mata tropical e recebe incentivo de mais de 60 empresas que têm dado ajuda financeira para fazendeiros dispostos a abandonar seus velhos hábitos de queimadas e a ganhar seu sustento com práticas menos destrutivas.

Leia mais...

"Política ambiental de MT chamou atenção de investidores e outras nações", afirma secretária de Meio Ambiente

Publicado em Quarta - 10 de Novembro de 2021 | por Lorena Bruschi | Sema-MT

O programa Carbono Neutro MT prevê a neutralização das emissões dos gases de efeito estufa (GEE) no estado até 2035, por meio de investimento em 12 ações de preservação, recomposição da natureza, produção e economia sustentável.

Leia mais...

Sema participa de webinar sobre financiamento de ações de educação ambiental

Publicado em Terça - 09 de Novembro de 2021 | por Renata Prata | Sema/MT

O governo de Mato Grosso, por meio da Sema, é parceiro do FunBEA para o financiamento de projetos de educação ambiental. A iniciativa inovadora identifica fontes de recursos, regras e procedimentos para projetos socioambientais públicos e privados com atuação nos municípios, Unidades de Conservação e Bacias Hidrográficas.

Leia mais...