Noticias Meio Ambiente
Pescadores profissionais e estabelecimentos comerciais devem declarar estoque pesqueiro até a próxima sexta-feira (03)
Devem ser declarados peixes in natura, resfriados ou congelados, provenientes de águas continentais, existentes nos frigoríficos, peixarias, entrepostos, postos de venda, restaurantes, hotéis e similares. O documento, que deve ser apresentado nas vistorias e fiscalizações realizadas, evita multas e apreensões de pescado e equipamentos por pesca ilegal.
Sesc lança votação para escolher nomes para família de onças
As três onças, todas fêmeas, estão entre as 39 identificadas pelos pesquisadores da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Sesc Pantanal, a 145 km de Cuiabá. Os registros foram feitos do fim de 2020 ao final de 2023, em mais de 300 mil vídeos.
MT firma convênio para manter 100 mil ha dos parques estaduais
Conforme o Estado, os recursos destinados às ações de preservação e conservação dos parques virão da O.N.E. Amazon, aplicados por investidores institucionais e governamentais de todo o mundo, por meio da venda de um ativo digital, conhecido como token, disponível no mercado financeiro.
Pesca esportiva e manejo sustentável serão permitidos no Lago do Manso, diz secretária
Ela explica que a regulamentação da pesca esportiva durante o período da piracema ainda depende de estudos técnicos e de regras específicas, que estão sendo elaboradas pelo Conselho Estadual de Pesca do Estado. “Com base em ciência, nós vamos propor a regulamentação da lei”, afirmou.
Mais de 60 focos de incêndio estão ativos em MT e fogo avança em terras indígenas
O combate conta com apoio de máquinas pesadas, caminhões-pipa, aeronaves e helicópteros, além da atuação integrada da Defesa Civil, Ciopaer, Grupo de Aviação Bombeiro Militar e Polícia Militar.
Parque em MT tem risco de destruição entre disputas e queimadas
Criado em 2001, por decreto estadual, para proteger florestas primárias, corredeiras, cachoeiras e sítios arqueológicos no chamado arco do desmatamento, o parque ocupa terras públicas destinadas à preservação.
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Uma análise dos dados da série histórica do Mapbiomas sobre o uso do solo, divulgada nesta segunda-feira (15), revela que entre os anos de 1985 e 2024, o bioma perdeu 52 milhões de hectares de área de vegetação nativa.

Mato Grosso registra 31 incêndios florestais em um único dia
O fogo ameaça não apenas a vegetação, mas também as comunidades que vivem nessas áreas, expondo populações a riscos diretos e à fumaça persistente.
Crise climática ameaça cultivo de alface em campo aberto, diz Embrapa
Para chegar à conclusão, técnicos da Embrapa analisaram como diversos cenários de mudanças climáticas podem afetar o cultivo da hortaliça, considerada vulnerável a altas temperaturas.
Pequenos agricultores da Amazônia Legal podem receber até R$ 28 mil por ações de preservação ambiental
De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf),o projeto é uma maneira de reconhecer os proprietários que preservam suas propriedades, fortalecendo a agricultura familiar e garantindo a sustentabilidade.
