Noticias Politica MT
Governo e Defensoria selam as pazes
Em reunião que durou mais de uma hora e meia, o defensor público-geral do Estado, André Prietro, e o governador Silval Barbosa (PMDB) aparentemente fizeram as pazes. No encontro, ficou definido que a Assembleia Legislativa manterá o veto do Executivo ao projeto de lei que previa a criação de mais 65 cargos para a Defensoria e que todas as reivindicações apresentadas pela instituição, que causam impacto financeiro ao Estado, serão postergadas para um segundo momento. No entanto, o governador prometeu conceder um aumento gradativo durante os próximos três anos ao órgão.
Apesar da pressa, votação é adiada
O prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli (PSD), tentou, mas não conseguiu, aprovar o projeto de concessão do Departamento de Água e Esgoto (DAE) do município antes do término do recesso parlamentar. O social-democrata encaminhou a proposta à Câmara Municipal na última sexta-feira (20) e pediu ao presidente da Casa, vereador Maninho de Barros (PSD), que ontem convocasse uma sessão extraordinária.
Estado aumenta repasse dos municípios em R$ 122,1 milhões em 2011
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), ampliou em R$ 122,1 milhões o repasse de recursos aos municípios mato-grossenses no ano de 2011, em comparação ao de 2010.
Silval exonera 1,8 mil funcionários
Depois de anúnciar o corte de gastos, o Governo do Estado dá início a etapa das demissões em massa. O objetivo é "preparar" a máquina para o chamamento de 859 concursados, aprovados no processo seletivo realizado em 2010. A expectativa, conforme dados da secretaria estadual de Administração (Sad), é de que todas as exonerações ocorram até março e que as convocações sejam concluídas em julho.
Thelma e vice-prefeita têm nomes incluídos no cadastro de condenados
A ex-deputada federal Thelma de Oliveira e a vice-prefeita de Rondonópolis Marília Salles, esposa do ex-governador Rogério Salles, tiveram os nomes incluídos no Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por ato de improbidade administrativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Acontece que ambas foram condenadas numa ação civil proposta pelo Ministério Público. Na época, foi feita de forma irregular a terceirização de mão de obra para atender atividade fim do quadro permanente da Prosol. Assim, acabaram burlando a legislação no tocante à exigência de concurso público para a contratação de pessoal.
Tião imita Galindo e manda projeto de concessão do DAE para Câmara
A exemplo de Cuiabá, o prefeito de Várzea Grande Tião da Zaeli (PSD) encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que permite à concessão do Departamento de Água e Esgoto do município (DAE/VG), na última sexta (20). A expectativa de Tião é de que os vereadores realizem uma sessão extraordinária para apreciação da matéria. A ideia é que a primeira audiência pública seja realizada já na próxima semana. O recesso parlamentar acaba em 2 de fevereiro.
Supremo indefere liminar ao PP contra suplente
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, indeferiu um pedido liminar em mandado de segurança impetrado pelo Diretório Nacional do Partido Progressista (PP), que pretendia garantir que o suplemente de deputado federal Neri Geller assumisse a vaga aberta na Câmara, devido licença de Pedro Henry (PP).
Ex-vereador e advogado de Mato Grosso é encontrado morto em casa
O ex-vereador por dois mandados em Torixoréu-MT e advogado Pedro Arbués Filho foi encontrado morto no domingo pela manhã (22). O médico amigo da família, Paulo Afonso, compareceu na residência e atestou o óbito provavelmente por parada cardíaca. “Arbués era diabético e sua morte foi em decorrência de problemas de saúde”, destacou Afonso.
PT protela decisão e Lúdio fica mais longe de candidatura
Único petista a colocar oficialmente seu nome como pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá, o vereador Lúdio Cabral enfrenta dura resistência e vê cada vez mais distante a possibilidade de disputar a cadeira. Acontece que os mais de 4,5 mil militantes estão divididos. O grupo Articulação de Esquerda, ligado a ex-senadora Serys Marly, defende o nome dela e/ou do empresário Mauro Mendes (PSB), enquanto que o grupo Construindo um Novo Brasil ligado a Carlos Abicalil (PT), que integra o governo Silval Barbosa (PMDB), tende a endossar o nome de Dorileo Leal (PMDB).
Relator reinicia CPI das PCHs na 2ª
Depois de ficar parada durante todo o recesso dos parlamentares, a CPI das PCHs vai voltar à agenda do relator Dilmar Dal"Bosco (DEM) na próxima segunda (23). A entrega do relatório está atrasada, mas o parlamentar acredita que os dados devem passar pelo plenário ainda na primeira quinzena de fevereiro. Ele afirma que vai tentar marcar a primeira reunião da Comissão em 2012 para o dia 26
