Noticias Politica MT
STJ nega pedido de afastamento de Riva da presidência da AL
O Superior Tribunal de Justiça não acatou o pedido do Ministério Público Estadual de indisponibilizar os bens e afastar do cargo da presidência da Assembleia Legislativa (AL) deputado José Riva (PP). Na decisão, o STJ não acata o recurso com relação ao afastamento do deputado. O que significa que, se reconduzido ao cargo, Riva poderá assumir plenamente a presidência da AL.
Ausência por mais de 2 anos estava em segundo plano, mas agora deve ter mais atenção de desembargadores no Estado
Pleno admite investigar juíza de Tangará que saiu 839 dias de licença
Pedidos de licença médica que totalizam 839 dias concedidos a uma juíza em 5 anos, descobertos durante discussão para instaurar um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), chamaram atenção do Pleno do Tribunal de Justiça, em sessão na quinta-feira (16). O volume de licenças e a constatação de pagamentos integrais de salários e benefícios levaram os magistrados a admitir a abertura de uma sindicância.
Clóvis quer impedir nova eleição em Poconé
O prefeito de Poconé Clóvis Martins (PTB), cassado por compra de votos, disse não ter conhecimento sobre a determinação do Tribunal Regional Eleitoral que decidiu pela realização de eleição suplementar no município após negar recurso ao petebista. “Não estou sabendo dessa decisão, mas com certeza vamos recorrer”. Nesta quinta (16) o Pleno do TRE indeferiu os embargos de Clóvis e de sua vice Nilce Meire Rodrigues Leite (PT). Mesmo assim, o prefeito cassado assegura que há outros recursos tramitando em 2º instância.
Vereadores de Cuiabá trocam acusações
Vereadores por Cuiabá usam a tribuna da Câmara Municipal para defender candidatos majoritários dessa eleição. A troca de farpas entre os parlamentares do Legislativo está polarizada entre os defensores do ex-prefeito da capital, Wilson Santos (PSDB), e o governador Silval Barbosa (PMDB).
Desembargador pede vista e TJ não julga juíza de Tangará
O julgamento da sindicância que envolve a juíza Wandinelma Santos, de Tangará da Serra (239 km a Noroeste de Cuiabá), previsto para a tarde desta quinta-feira (16), foi adiado novamente. Desta vez, em função do pedido de vista do desembargador Sebastião Moraes Filho.
Sachetti diz que Maggi perdeu o controle e cansou de governar
O coordenador de campanha no interior do candidato ao governo Mauro Mendes (PSB), Moisés Sachetti, ex-vice-presidente do PR, avalia que a renúncia do ex-governador Blairo Maggi (PR) se deu após ter perdido o controle do comando do Palácio Paiaguás e permitido que aliados políticos “ditassem” as regras.
Justiça Eleitoral nega recurso de Clóvis e Poconé terá nova eleição
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) negou nesta quinta-feira (16) provimento aos recursos movidos pelo prefeito de Poconé Clóvis Damião Martins (PTB) e sua vice, Nilce Meire Rodrigues Leite (PT), eleitos em 2008. O petebista é acusado de ter contratado uma eleitora para o cargo temporário de professora da rede municipal, em troca do seu voto e dos votos da família.
Inquérito que investiga suposto desvio de dinheiro volta para o STJ
O inquérito que investiga um suposto esquema de desvio de dinheiro do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e que contaria com a participação de desembargadores e juízes, para "salvar" uma cooperativa de crédito ligada à Maçonaria, será devolvido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Motivo: o foro privilegiado dos envolvidos no caso.
Exército confirma perícia histórica na divisa de MT-PA
O Exército Brasileiro, através da Diretoria de Serviço Geográfico (DSG), deverá apresentar, na próxima semana (provavelmente na segunda, 20), no SupremoTribunal Federal (STF), um protocolo contendo as exigências para a realização de perícia em todos os documentos e nas coordenadas que definiram os marcos da divisa entre os Estados de Mato Grosso e Pará, que estão em litíigio por uma área equivalente a mais de 2,2 milhões de hectares.
Ex-vereador Zito é mais cotado para assumir IPDU
O ex-vereador por Cuiabá Zito Adrien é um dos nomes cotados para assumir a presidência do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da Capital (IPDU). O cargo era ocupado pela esposa do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB) , Adriana Bussiki, que pediu exoneração do posto para ajudar na campanha do tucano. Ela hoje coordena o movimento Mato Grosso Mulher 45. Zito, por sua vez, já foi secretário municipal de Meio Ambiente e possui um bom trânsito, principalmente no PSDB. O nome dele é sondado, mas a decisão final vai ser tomada pelo prefeito da Capital Chico Galindo (PTB), que deve promover uma série de alterações no staff para conseguir imprimir a sua marca.
