Publicado em Sexta - 06 de Janeiro de 2012

Cientistas criam "fígado virtual" para auxiliar operações

Com fundos da União Europeia (UE), uma equipe de cientistas e cirurgiões europeus desenvolveu um "fígado virtual" para ajudar a planejar melhor as operações para retirada de tumores - recurso também poderá aumentar as probabilidades de recuperação dos pacientes.

Leia mais...

Gêmeos de mesmo lote de embriões nascem com 5 anos de diferença

Publicado em Quarta - 04 de Janeiro de 2012

Os britânicos Simon e Jody Blake tiveram dois filhos gerados a partir de embriões criados ao mesmo tempo, mas que nasceram com cinco anos de diferença.
Leia mais...
Aumento, como destaca a Sefaz/MT, está alicerçado sobre legislações pertinentes à Fazenda Pública. Indexador fecha 2011
Aumento, como destaca a Sefaz/MT, está alicerçado sobre legislações pertinentes à Fazenda Pública. Indexador fecha 2011

Governo reajusta UPF/MT em quase 30%

Publicado em Terça - 03 de Janeiro de 2012 | por MARIANNA PERES

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz/MT) confirmou ontem, por meio de nota, o reajuste da Unidade Padrão Fiscal do estado de Mato Grosso (UPF/MT). O novo valor de R$ 46,27 é 28,4% superior aos R$ 36,03 que foram adotados em no segundo semestre do ano passado. A UPF é um indexador que corrige as taxas cobradas pelos estados brasileiros, inclusive multas aplicadas.
Leia mais...

Especialistas descobrem geossítio com fósseis de 160 milhões de anos

Publicado em Segunda - 02 de Janeiro de 2012

Pesquisadores descobriram no Ceará um geossítio com fósseis da era jurássica, com cerca de 160 milhões de anos. De acordo com o professor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Álamo Feitosa, foram encontrados cerca de 200 fósseis com idade entre 200 e 140 milhões de anos do peixe chamado celacanto.
Leia mais...

Cientistas descobrem novas espécies em respiradouro de vulcão

Publicado em Quarta - 28 de Dezembro de 2011

Pesquisadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, encontram novas espécies marinhas ao capturarem imagens de um dos pontos mais inóspitos do fundo do oceano Índico.
Leia mais...

Para cuidar de experimentos, cientistas passam Natal no laboratório

Publicado em Sábado - 24 de Dezembro de 2011 | por GIULIANA MIRANDA

Células se reproduzem, vírus se multiplicam e camundongos ficam com fome independentemente da época do ano. Para não deixar a ciência parar, muitos pesquisadores não podem se ausentar de suas bancadas nem mesmo durante o Natal.
Leia mais...

Cientistas descobrem um "sexto dedo" na pata dos elefantes

Publicado em Sexta - 23 de Dezembro de 2011

Cientistas britânicos concluíram que um osso até então inexplicável na pata dos elefantes é na verdade um "sexto dedo", que ajuda os elefantes a equilibrar seu peso colossal. Segundo um estudo publicado nesta sexta-feira na revista científica Science, análises de fósseis mostram que a estrutura apareceu há cerca de 40 milhões de anos, época em que os elefantes se tornaram maiores e passaram a viver mais na terra.
Leia mais...

Nuvens "em forma de tsunami" são flagradas nos EUA

Publicado em Terça - 20 de Dezembro de 2011

Nuvens em forma de grandes ondas surpreenderam os moradores de Birmingham, no estado americano do Alabama, na sexta-feira (16). Diversas fotos e vídeos do fenômeno foram enviados pelos habitantes à estação local de TV ABC 3340, que as divulgou em seu site.
Leia mais...

Vacina contra malária passa em primeiro teste com animais

Publicado em Terça - 20 de Dezembro de 2011 | por KATE KELLAND

Cientistas britânicos desenvolveram uma vacina experimental que poderá vir a neutralizar todas as cepas da mais letal variedade do parasita da malária.
Leia mais...

Estudo "vê" átomos dentro de células-tronco

Publicado em Sábado - 17 de Dezembro de 2011 | por REINALDO JOSÉ LOPES

Pesquisadores brasileiros estão testando um jeito inusitado de investigar as células-tronco pluripotentes, capazes de formar qualquer tecido do organismo adulto. Eles querem entender o que acontece com elas no nível mais básico: o dos átomos.
Leia mais...