Noticias Ciência/Pesquisa
Quem tem muitas espinhas envelhece menos
Para chegar à essa conclusão, o estudo, divulgado em setembro por pesquisadores do King’s College, de Londres, na Inglaterra, comparou informações genéticas de 1 205 mulheres. Um detalhe importante: para tal, foram analisadas gêmeas, que, logo, possuem maiores coincidências no DNA.
Kaakutja, a primeira vítima fatal de um bumerangue
As costelas foram atingidas em seguida e algumas se quebraram. Neste momento, provavelmente, Kaakutja estava agachado e, possivelmente, com muita dificuldade para respirar.
Estudo assusta ao mostrar como a cocaína afeta o DNA humano
Estudos anteriores já mostravam que um fator de transcrição chamado SMAD3 aumenta em ratos dependentes de cocaína após uma semana de abstinência.
Banana pode desaparecer em cinco anos, diz estudo
A doença é causada por três tipos diferentes de fungos. Segundo o estudo, publicado recentemente na revista científica Plos Genetics, os pesquisadores sequenciaram dois deles.
Estudante desenvolve projeto para ajudar quem tem intolerância à lactose
Aluna do ensino médio na cidade paranaense de Londrina. ela será a primeira estudante brasileira a participar da cerimônia entrega de prêmios aos vencedores da competição, que busca ideias para tornar o mundo melhor por meio da ciência e engenharia.
Cientistas descobrem violento massacre da Grécia Antiga
De acordo com informações da agência de notícias Reuters, as ossadas foram encontradas em uma parte da necrópole de Falyron Delta, um cemitério antigo descoberto durante a construção de uma biblioteca e de um teatro entre o centro de Atenas e o porto de Pireu.
Hospital capacitará médicos para cirurgia minimamente invasiva de próstata
O sucesso do tratamento, realizado em 250 pacientes, desde 2008, foi de 91%, com redução de 30% no tamanho da próstata. Dos 11 pacientes tratados no estudo inicial, 10 voltaram a urinar espontaneamente nos dias seguintes ao procedimento.
Mudança de personalidade pode ser sinal precoce de Alzheimer
Alzheimer é uma doença progressiva. A perda de memória é uma característica comum da enfermidade, mas sintomas como ansiedade, confusão e desorientação também podem ser facilmente identificados por membros da família.
Bactérias intestinais têm ao menos 15 milhões de anos
Assim, a primeira diferenciação de bactérias intestinais ocorreu cerca de 15,6 milhões de anos atrás, quando a linha dos gorilas divergiu da dos hominídeos. A segunda aconteceu 5,3 milhões de anos atrás, no momento em que o ramo humano se separou dos chimpanzés.
Aquecimento global pode custar US$ 2 trilhões à economia do mundo
A situação é pior quem tem salários mais baixos e atua profissões que exigem exposição ao calor, como construção civil e agricultura. Somadas, Índia e China devem perder 450 bilhões de dólares até 2030, segundo a estimativa. Países mais ricos, como Japão e Reino Unido, não devem sofrer impactos relevantes causados pelo fenômeno, e os Estados Unidos devem sentir uma retração modesta em seu Produto Interno Bruto (PIB), de apenas 0,2%.