Noticias Economia
Céleres reduz safras de soja e milho do país por seca no Sul
Na previsão de dezembro, a Céleres havia estimado a safra do país em um recorde de 75,6 milhões de toneladas. "Problemas climáticos provocados pelo fenômeno La Niña trouxeram uma forte estiagem durante o mês de dezembro/11, principalmente na região Sul, comprometendo o potencial produtivo das plantas", afirmou a consultoria em relatório. Com a nova previsão, a colheita do Brasil (segundo produtor global atrás dos EUA) deverá ser inferior à registrada no ano passado, quando o país colheu um recorde de 74,87 milhões de toneladas, de acordo com a Céleres.
Terras do PR estão entre as mais caras do mundo
As terras agrícolas do Paraná tiveram alta de aproximadamente 20% no ano passado e, em regiões produtivas e logisticamente bem estruturadas, estão entre as mais caras do mundo, mostram os dados do setor. A valorização foi identificada pelo Departamento de Economia Rural (Deral) e está relacionada aos preços dos grãos. Um hectare (10 mil metros quadrados) passa de R$ 30 mil em municípios como Cascavel (Oeste) e Maringá (Noroeste), patamar considerado recorde.
Inadimplência em parte do comércio fecha com alta de 10% em Sinop
A quantidade de contas atrasadas inseridas no Sistema de Proteção ao Crédito em dezembro somou 2.135, alta de aproximadamente 10,50% ante o mesmo período do ano passado. As regularizações também obtiveram crescimento, fechando em 1.895 pendências sanadas (+ 9,45% no comparativo).
Petrobras apoia crédito a empreendedores petrolíferos
As pequenas empresas brasileiras costumam se queixar de dificuldades para conseguir crédito a fim de expandir os negócios. Por vezes, desistem de procurar clientes maiores justamente por avaliarem que não conseguiriam suprir a demanda dessas companhias com a estrutura atual.
Kodak reestrutura negócios e ações disparam 30% em NY
A Eastman Kodak Co anunciou nesta terça-feira uma nova estrutura de negócios em meio à tentativa de se consolidar como uma companhia digital e afastar as dificuldades financeiras.
IPCA consolida aposta em Selic de 10%
Se até o começo da semana passada o mercado titubeava em relação a um segundo corte da taxa Selic, em março, visto que a redução de 0,5 ponto porcentual em janeiro é dada como certa, o cumprimento da meta de inflação em 2011 e as consecutivas melhoras do IPCA diário da Fundação Getúlio Vargas, como a verificada ontem, seguem retirando prêmios da curva a termo de juros futuros. Com isso, os agentes voltaram a enxergar o juro básico em 10% no fim do primeiro trimestre, aguardando apenas a sinalização do Banco Central, após a reunião de março, sobre os passos futuros.
Nova modalidade de empresa em vigor
Passou a vigorar a partir desta semana a Lei Nº 12.441. A legislação cria a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli). A nova modalidade permite que uma empresa seja constituída por uma única pessoa titular do capital social.
Leia mais...
Analistas estimam redução de 0,5 ponto percentual
Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam por uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os próximos dias 17 e 18. Atualmente, a taxa está em 11% ao ano. Para o fim de 2012, a expectativa é 9,50% ao ano, há quatro semanas.
Governo apura perdas a produtores
Os ministérios da Agricultura e da Fazenda vão apurar os prejuízos da quebra de safra causada por secas e enchentes no país para colocar em prática mecanismos de proteção aos produtores, como a prorrogação de dívidas rurais e o pagamento de indenizações para quem contratou o seguro rural.
