Noticias Economia
Mato Grosso reduz pobreza em 46%
Mato Grosso reduziu em 46% a pobreza entre os anos de 1995 e 2008. A boa notícia foi dada nesta terça-feira (13.07) pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), do Governo Federal. A evolução social apresentada está diretamente relacionada a política social e tributária desenvolvida pela parceria entre a União e o Governo do Estado.
Inadimplência do consumidor crescerá no segundo semestre, aponta Indicador Serasa
O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor registrou, em maio de 2010, elevação de 0,3% (a sétima alta mensal consecutiva), atingindo o patamar de 98,6. Como o indicador possui a propriedade de antever, num horizonte médio de seis meses, as oscilações cíclicas da inadimplência, esta seqüência de elevações mensais sinaliza que a inadimplência do consumidor deverá exibir trajetória de crescimento ao longo do segundo semestre de 2010.
Etanol segue mais vantajoso em 14 Estados
Os preços do etanol seguem competitivos nos postos de combustíveis de 14 estados brasileiros e também no Distrito Federal em relação à gasolina, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), referentes à semana terminada em 10 de julho de 2010.
Mais um frigorífico para abates
O frigorífico Pantanal suspendeu temporariamente o abate de gado nas suas três unidades localizadas em Mato Grosso. O proprietário do frigorífico Pantanal, Luiz Antônio Freitas, disse, que a decisão foi tomada por inviabilidade de mercado e para evitar a falência da empresa. Freitas, presidente também o Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo). , vinha se esquivando da imprensa nas últimas semanas, evitando comentar rumores sobre possíveis negociações com o JBS Friboi.
MT é o 1° em exportações de boi e apenas o 6° em couro
Mato Grosso, dono do maior rebanho de bovinos do país, com mais de 27 milhões de cabeças, é apenas o sexto quando o assunto é a exportação de couro. Conforme dados divulgados Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), neste primeiro semestre de 2010, o Estado gerou receita de US$ 55,18 milhões.
Governador esteve ontem em Brasília, onde se reuniu com o ministro Zimmermann para tratar do gás natural
Governo de MT recebe garantia de solução ao gás até agosto
Mato Grosso está próximo de virar a página da crise do gás natural e restabelecer a confiança sobre o combustível. Pelos menos esta é a avaliação que a comitiva mato-grossense, liderada pelo governador Silval Barbosa, fez ontem após ouvir do ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, de que até o dia 12 de agosto o Ministério apresentará uma solução para a questão do fornecimento do gás boliviano ao Estado.
Estado reduz a pobreza em treze anos
Embora a redução da desigualdade tenha sido inexpressiva em Mato Grosso, o Estado seguiu a tendência nacional de redução do número de pessoas na pobreza de 1995 a 2008. No país todo, 12,8 milhões de pessoas saíram da condição de pobreza absoluta e 12,1 milhões superaram a pobreza extrema.
Com a unificação trazida à prática, os clientes do Unibanco passam a pertencer automaticamente ao Itaú
Convergências entre Itaú e Unibanco causa confusão em clientes
A integração das agências e caixas-eletrônicos do Itaú e Unibanco, que se fundiram no ano passado para formar o maior conglomerado financeiro do país, com 14,5 milhões de clientes, alterou a rotina de funcionamento nos postos de atendimentos em Cuiabá. Na segunda-feira chegou a haver tumulto nas agências, devido à migração dos clientes do Unibanco para o Itaú.
MT foi um dos que menos reduziram a desigualdade
Nem mesmo o franco crescimento econômico mato-grossense tem sido suficiente para reduzir a desigualdade de renda entre ricos e pobres. O fato é evidente nos vários contrastes urbanos, em que condomínios de classe alta fazem divisas com bairros precários, mas agora também parte de números oficiais: segundo o governo federal, Mato Grosso experimentou uma das menores reduções na desigualdade de renda entre 1995 e 2008, a despeito da franca expansão econômica no período.
Vendas no comércio de MT crescem 20%
As vendas contabilizadas pelo comércio varejista, em Mato Grosso, registraram em maio deste ano expansão de 20,2% sobre o volume registrado pelo IBGE no mesmo período do ano passado. Com este percentual, o Estado ocupa a terceira posição no ranking nacional, atrás apenas de Rondônia (42%) e Tocantins (40,1%). O crescimento observado no comércio estadual é o dobro do apurado na média Brasil, de 10,2% para o mesmo período de comparação.
