Noticias Economia
Brasil precisa crescer mais com crédito privado, diz BNDES
O Brasil precisa elevar sua taxa de investimento para garantir um crescimento anual sustentado acima de 5% e o governo prepara medidas para que o setor privado tenha uma participação maior no financiamento de longo prazo já a partir de 2011, disse nesta segunda-feira o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho.
Nova CPMF seria um retrocesso para a sociedade
A eventual reedição de nova contribuição sobre movimentação financeira é fortemente renegada pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento no Estado de São Paulo (Sescon-SP). “Essa recriação vai contra a vontade da sociedade brasileira, que já repudiou o tributo há três anos”, afirma o presidente da entidade, José Chapina Alcazar.
Honda começa recall de 7.396 motos modelo CB300R por problemas no freio
A Moto Honda da Amazônia inicia nesta segunda-feira recall de 7.396 motos do modelo CB300R, versão ABS e ano 2010. A convocação é para fixação da fiação do sistema ABS e do tubo do freio traseiro. Ambos componentes serão substituídos, caso necessário.
Pontualidade de pagamento de micro empresas fica estável, diz Serasa
Em outubro, a pontualidade de pagamentos das micros e pequenas empresas ficou estável, chegando ao mesmo nível em setembro: 95,5%, de acordo com levantamento da Serasa Experian divulgado nesta segunda-feira (22).
Faltam moedas no mercado
Dar troco em moedas tem sido uma tarefa difícil para os comerciantes em Cuiabá e os clientes, cada vez mais exigentes, cobram o valor correto ou exigem descontos na hora de pagar a conta. O que poucos sabem é que a confecção de moedas custa caro para o Banco Central e para o Brasil. Para se ter uma ideia, em 2010 o BC irá confeccionar um total aproximado de 2 bilhões de moedas, se calcular o preço médio de R$ 0,15 por cada uma delas, serão desembolsados R$ 240,05 milhões.
FGV está mais otimista que bancos para 2011
O Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), está com uma visão bem mais otimista para 2011 do que os departamentos econômicos do Itaú Unibanco e do Santander, duas entre as maiores instituições financeiras privadas atuando no País.
"Dilma concorda em excluir a Eletrobrás"
A exclusão da Eletrobrás do cálculo do superávit primário foi combinada com a presidente eleita, Dilma Rousseff. A informação foi dada ao Estado pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. "Foi discutido no governo, mas ela foi avisada", disse. "Pelo que me lembro das posições da Dilma, ela sempre concordou com isso." Trata-se, segundo o ministro, de uma "mudança metodológica importante" que visa dar mais transparência às contas públicas. Ele explicou que o esforço fiscal das empresas estatais não servia, na prática, para reduzir a dívida pública, que é a razão de ser do superávit primário.
Chrysler fabricará Maserati 4x4 sobre chassis de Jeep
A fabricante de automóveis americana Chrysler, associado à italiana Fiat, anunciou nesta sexta-feira a fabricação de um 4x4 para a marca de luxo Maserati utilizando um chassis Jeep, em uma sinergia dos dois grupos.
Caixa promete ajuda na recuperação do PanAmericano
A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, anunciou hoje em reunião com o apresentador Silvio Santos que a instituição vai ajudar na recuperação do Banco PanAmericano.
Mato Grosso obtém novo saldo positivo na geração de empregos
Foi divulgado, hoje, o novo balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) sobre geração de empregos. Em Mato Grosso, foram 476 trabalhadores contratados a mais, em outubro, nos mais diferentes setores da economia, resultado de 30.866 contratações e 30.390 demissões, feitas por todas indústrias e empresas. Em setembro, o saldo foi de 443 funcionários e, em agosto, 2.277 empregos gerados.
