Noticias Economia
Aérea amplia rota para o norte de MT
Lucas do Rio Verde, município a 360 quilômetros ao norte de Cuiabá, começa a receber, a partir de hoje, voos operados pela ASTA - América do Sul Linhas Aéreas. Com a implementação dessa nova linha, a Companhia passa a atender cinco cidades em regiões diferentes do Estado.
Casa Cor 2010: Organizadores abrem oitava edição do evento em Cuiabá
Organizadores abriram ontem ao público, a oitava edição da Casa Cor Mato Grosso 2010, realizada no Condomínio Florais dos Lagos, em Cuiabá. Neste ano, o projeto foi desenvolvido em tempo recorde: 189 dias. A maior mostra de decoração, arquitetura, design e paisagismo das Américas está representada em Mato Grosso por 45 ambientes distribuídos em três imóveis, numa área construída de 2,5 mil metros quadrados.
Dieese: 2010 terá maior aumento real de salário de várias áreas
Os aumentos salariais obtidos pelos trabalhadores em 2010 deverão ser os maiores desde que o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) iniciou sua série histórica, em 1996. A afirmação é do coordenador de Relações Sindicais da entidade, José Silvestre Prado de Oliveira.
Mato-grossenses participam da Expocruz
Um grupo de 20 empresários mato-grossenses embarca, neste domingo (19), para mais uma missão técnica em Santa Cruz de La Siera (Bolívia), onde participa da Expocruz. São executivos e representantes dos setores de confecção, grãos, agropecuária, alimentício e serviço. Este é o terceiro ano que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT) montam um estande na Expocruz. O objetivo é dar oportunidade aos empresários de buscar novas alternativas de negócios.
Indústrias empregam mais; Cuiabá, Sinop e Tangará têm maior volume
Cuiabá, Sinop, Tangará da Serra, Alta Floresta, Cáceres e Rondonópolis foram as 6 cidades que mais geraram empregos, formais, no mês passado. O balanço é do Ministério do Trabalho e foi divulgado ontem. As indústrias e empresas nestas cidades criaram, juntas, 1.919 novos postos de trabalho. Cuiabá empregou 1.090 a mais, Sinop 258 e Tangará 247.
Maioria das famílias tem dificuldade em fazer renda chegar ao fim do mês
Mais de 75% das famílias brasileiras dizem ter pelo menos alguma dificuldade de fazer a renda “‘chegar ao fim do mês”. De acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 17,9% têm muita dificuldade em chegar ao fim do mês.
Pretos e pardos ganham, em média, 40% menos que brancos, diz IBGE
Os rendimentos dos pretos e pardos brasileiros são, em média, 40% menores que os dos brancos, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2009. Os termos branco, preto e pardo são utilizados no relatório oficial do instituto. Em todas as faixas de escolaridade, a renda por hora de pretos e pardos é pelo menos 20% inferior à dos brancos.
Taxa de casamentos é a maior em 10 anos, aponta IBGE
A taxa de nupcialidade legal no Brasil apresentou, em 2008, o seu maior índice desde 1999. De acordo com o estudo Síntese de Indicadores Sociais 2010, divulgado nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa chegou a 6,7 por mil, entre a população com mais de 15 anos.
Sinop teve 2ª maior geração de empregos no Estado
O setor empresarial sinopense continua gerando mais empregos. Empresas e indústrias empregaram 258 profissionais a mais em agosto, segundo o novo levantamento feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem. O saldo é resultado de 1.595 contrataçõesões e 1.337 demissões feitas nos diversos segmentos econômicos. É o segundo maior volume do Estado, no mês passado, de acordo com análise da Federação das Indústrias de Mato Grosso ficando atrás apenas de Cauiabá.
Exportações de Lucas R.Verde acumulam queda de 37% no ano
As exportações luverdenses acumulam queda de 37,40% quando comparado os últimos oito meses com o mesmo período de 2009. De acordo com o novo balanço do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, neste ano, os negócios com a venda de soja e derivados, milho e algodão produzidos no município somam US$ 208,9 milhões enquanto, em 2009, foram US$ 333,7 milhões.
