Noticias Cidades/Geral
Municípios do Médio Norte recebem equipamentos para o desenvolvimento das cadeias produtivas
Durante a realização do Governo Itinerante no município de Tangará da Serra ((242 km a Médio-Norte da capital), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural prestou cerca de 20 atendimentos em grupos, que contabilizou 150 pessoas e conseguiu registrar todas as demandas para dar continuidade nas ações e principalmente nas pendências já protocoladas. Nas reuniões foram disponibilizadas informações, oportunidades e assessoria técnica para o fortalecimento das cadeias produtivas, promovendo o fomento da economia local e regional aos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, empresários, produtores rurais, autoridades políticas da região e representantes de sindicatos rurais.
Na contramão, MT aumenta em 2,8% mortes no trânsito
Enquanto o Brasil registra queda de 6,2% no número de mortes no trânsito após a implantação da "Lei Seca", Mato Grosso apresenta aumento de 2,8%. Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que antes da lei entrar em vigor, há 2 anos, o Estado contabilizou 885 óbitos em 12 meses, contra 910 mortes depois de 1 ano da implantação. Em todo o Brasil ocorreram 2.302 mortes a menos no mesmo período, reduzindo de 37.161 para 34.859 o total de vítimas no trânsito.
Operação acaba em 60 quilos de pescado apreendidos
O técnico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) Francisco Tadeu Paroli e dois policiais civis da Delegacia Estadual do Meio Ambiente (Dema) apreenderam aproximadamente 60 quilos de pescado, cinco redes de pesca, uma balança de vareta, um freezer e uma caixa de isopor de 100 litros na Peixaria Recanto, no bairro São Gonçalo Beira-Rio, em Cuiabá.
Polícia Militar fecha rua para prender assaltantes
Um roubo do tipo "saidinha de banco" mobilizou a Polícia Militar na região do centro de Cuiabá. Até o helicóptero da corporação foi usado para tentar localizar os 2 criminosos que roubaram R$ 5 mil de um cliente do banco e conseguiram fugir.
No PSMC, 65,2% são vitimados
Somente nos três primeiros meses deste ano, 899 pessoas envolvidas em acidente com motos foram atendidas no Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá. No ano passado, foram 4.919, número que representa 65,2% do total de vítimas de acidentes de trânsito que foram parar no PSMC. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito que obriga os mototaxistas e motoboys a fazer um curso de 30 horas para melhorar atitude no trânsito pode diminuir esse número.
Famílias de Tangará recebem casas durante Governo Itinerante
Durante o Governo Itinerante, nesta sexta-feira (18.06), em Tangará da Serra (239km ao Médio-Norte de Cuiabá), mais 65 famílias receberam as chaves de sua casa por meio do Programa Meu Lar. Esta foi apenas a primeira etapa de uma parceria, Governo Federal, Governo do Estado e Município, que contemplará ao todo 231 tangaraenses no bairro Jardim Morada do Sol.
AMM abre inscrições para capacitação de condutores de transporte escolar
Estão abertas as inscrições para o curso de formação para condutores de veículos de transporte escolar dos municípios, oferecido pela Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM a servidores das prefeituras associadas. O curso será realizado no SEST/SENAT – Av. Fernando Correa, em Cuiabá. A primeira turma será capacitada de 02 a 06 de agosto de 2010 e a segunda, de 16 a 20 de agosto de 2010. São oferecidas 50 vagas, sendo 25 por turma. O horário será das 8h às 12h e das 14h às 18h, período integral, de 2ª feira a 6ª feira.
Crianças em situação de risco são transferidas para outros municípios devido a falta de abrigo
A inexistência de abrigo para acolher crianças em situação de risco, no município de Chapada dos Guimarães, tem motivado a transferência das vítimas para outras cidades. Atualmente, existem duas crianças abrigadas em Jaciara e mais três em São José do Rio Claro. Para corrigir esse problema, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso firmou um termo de ajustamento de conduta com a administração municipal prevendo a construção e o funcionamento permanente de um abrigo, conforme estabelece a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Grupo de trabalho quer evitar "judicialização" da saúde
Com o objetivo de assegurar a regulação eficiente do Sistema Único de Saúde (SUS) e evitar que as demandas cheguem ao Poder Judiciário, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Estado e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT) decidiram formar um grupo de trabalho que irá definir estratégias de atuação. Pretende-se, por meio do fortalecimento interinstitucional, assegurar a implementação de medidas, tanto no Executivo como no próprio Judiciário, para evitar a “judicialização” da saúde.
