Noticias Agronegócios
Café tem potencial para expansão de área
Em entrevista coletiva para a divulgação do terceiro levantamento de safra do café, o Secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manuel Bertone, afirmou que ainda existe potencial para o crescimento da área de plantio do café no Brasil. “Estamos agregando valor e as novas tecnologias abrem um campo vasto de oportunidades, porém, o cafeicultor passou por maus bocados e está sendo cauteloso no momento”, explicou.
PROTESTE alerta para o teor de agrotóxicos nas uvas
O consumidor precisa ficar atento ao consumir uva porque a PROTESTE Associação de Consumidores detectou que 63% das frutas testadas continham resíduos de pesticidas. Foram analisadas oito amostras, e em cinco delas foram encontrados o produto químico. Dessas cinco, duas apresentavam a substância abaixo do limite e três foram cultivadas com agrotóxico impróprio para o tipo de cultura.
Safra de café alcança 43 milhões de sacas
A produção brasileira de café no ciclo 2011/2012 está estimada em 43,15 milhões de sacas. O valor é o melhor para anos de baixa bienalidade do grão desde a temporada 1999/2000. O resultado faz parte do 3º levantamento da safra 2011/2012 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciado nesta terça-feira, 13 de setembro.
Safra de café alcança 43 milhões de sacas
A produção brasileira de café no ciclo 2011/2012 está estimada em 43,15 milhões de sacas. O valor é o melhor para anos de baixa bienalidade do grão desde a temporada 1990/2000. O resultado faz parte do 3º levantamento da safra 2011/2012 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciado nesta terça-feira, 13 de setembro.
Cacau: certificação garante renda ao produtor
A certificação do cacau proporciona maior qualidade e rentabilidade para o produtor. A avaliação é do secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto, que representou o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, na abertura do Workshop Internacional sobre Certificação de Cacau na 74ª Assembleia da Aliança dos Países Produtores de Cacau (Copal, sigla em inglês). O encontro começou na manhã desta sexta-feira, 12 de setembro, e será realizado até sexta-feira (16), no Royal Tulip Brasília Alvorada.
MT lidera produção em safra recorde para 2011
A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve atingir 159 milhões de toneladas. O resultado da oitava estimativa, divulgada hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), supera em 6,3% a safra recorde de 2010, que totalizou 149,6 milhões de toneladas. Além disso, é 0,1% maior do que a prevista em julho.
Especialistas debatem estratégias para soja na Argentina
O crescimento da produção das oleaginosas, a necessidade de aumento de quantidade de área para plantio e a alta demanda global por alimentos são alguns dos cenários analisados durante o Mercosoja 2011 – 5º Congresso da Soja do Mercosul, que inicia na próxima quarta (14), em Rosário, na Argentina.
Safra recorde incentiva investimentos
O resultado do 12º e último levantamento da safra 2010/2011, divulgado nesta sexta-feira, 9 de setembro, confirmou os bons resultados do setor nas últimas safras. O recorde na produção permitiu que os produtores rurais mantivessem bons desempenhos em termos de valor de produção.
Congresso discute agricultura de precisão
Otimização do uso dos insumos agrícolas, redução dos impactos ambientais, aumento da lucratividade e melhoria na gestão das propriedades são alguns dos impactos da utilização da agricultura de precisão (AP). O conceito, em estudo há cerca de dez anos no Brasil, será tema do Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (APSul), de 12 a 14 de setembro em Não-Me-Toque (RS).
Produtores de banana aprovam a cultivar da Embrapa BRS Conquista
Os produtores brasileiros de banana estão, aos poucos, incorporando à sua produção a BRS Conquista, cultivar lançada em 2008 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Isso porque a cultivar é resistente ao mal-do-panamá, à Sigatoka-amarela e, especialmente, a Sigatoka-negra, principais doenças fúngicas que atacam os bananais cultivados nas regiões tropicais úmidas no mundo, causando redução da produtividade. Além disso, a cultivar é muito apreciada pelos consumidores por seu sabor único e diferenciado e possui frutos de aparência semelhante à banana ‘Maçã’, muito conhecida pelos consumidores brasileiros.
