Noticias Agronegócios
Biotrigo realiza seu primeiro seminário técnico sobre trigos
Os produtores gaúchos estão aumentando as suas apostas no trigo e devem ampliar em 15% o plantio. Dessa forma, obter mais conhecimento sobre este cereal e conhecer as novidades do mercado é fundamental para se conquistar sucesso na lavoura. Para contribuir com isso, a Biotrigo Genética, de Passo Fundo/RS, realizou nesta quarta-feira (27) o I Seminário Técnico Biotrigo. A atividade exclusiva da empresa aconteceu no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Medidas aprovadas pelo CMN retiram pressão do mercado de arroz
O coordenador da Comissão do Arroz da Farsul e presidente da Câmara Setorial Nacional do Arroz, Francisco Schardong, disse que as medidas aprovadas nesta quinta-feira, 28/04, pelo Conselho Monetário Nacional aliviam a pressão sobre os produtores.
Emater/RS-Ascar apresenta Mostra Tecnológica na 15ª edição da Fenamilho
A Emater/RS-Ascar participará da 15ª edição da Fenamilho Internacional com a Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar e na organização do Concurso Regional de Pratos Típicos à Base de Milho. A Feira acontece em Santo Ângelo, entre os dias 30 de abril e 8 de maio.
Unesp recebe Centro de Biociência Agrícola
O primeiro escritório para a América do Sul do Centro Internacional de Biociência Agrícola (Cabi, na sigla em inglês) foi inaugurado no campus de Botucatu da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na sede da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), na Fazenda Experimental Lageado. A solenidade de inauguração foi realizada no dia 13 de abril. Reunindo um grupo de 400 cientistas que buscam enfrentar alguns dos principais problemas agrícolas e ambientais da atualidade, o Cabi trata-se de uma organização internacional sem fins lucrativos, voltada para publicações e projetos de pesquisa nas áreas de agricultura e também de meio ambiente.
Projeto visa aumentar produtividade do milho em Alagoas
Experiência apresenta bons resultados no sertão do estado. Secretaria de Agricultura presta serviço de orientação técnica. Do Globo Rural - José dos Santos comemora a alta produtividade nas terras secas de Poço das Trincheiras, sertão de Alagoas. Antes, em 1/3 de hectare o agricultor só colhia três sacas. Na última safra foi bem diferente. Plantou milho em 1,5 hectare e colheu 150 sacas.
Pesquisa desenvolve soja marrom
A cultivar BRSMG 800ª permitirá que o consumidor misture a soja com o feijão sem interferir no aspecto visual e no sabor, além de aumentar cerca de 30% o valor protéico do prato. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e com a Fundação Triângulo, desenvolveu uma cultivar de soja de cor similar a do feijão carioquinha.
Nortão: produtor tenta quebrar recorde de maior pé soja do Brasil
O produtor Nelson Kapps, de Santa Carmem (35 km de Sinop, MT), tentará quebrar, neste domingo (1º), o próprio recorde de maior pé de soja do país. Ele disse, ao Só Notícias, que apresentará um com cerca de 3,5 metros de altura e aproximadamente 17 mil vagens, principal critério para o título, concedido pelo RankBrasil, o livro dos recordes brasileiros.
MS: Produtor colhe 82 sacas/ha e bate recorde
Um produtor de Laguna Carapã (MS) colheu mais de 82 sacas de soja por hectare em parte da sua lavoura, mesmo considerando os problemas causados nesta safra pelo excesso de chuva. A média regional varia de 48 a 50 sacas. Esse resultado foi divulgado na noite de quarta-feira (27) durante a cerimônia de premiação do 2º Ranking de Produtividade da Cultura da Soja.
Embrapa apresenta nova variedade de berinjela
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coloca à disposição dos horticultores brasileiros sementes da berinjela Ciça. A unidade responsável pelo desenvolvimento da variedade é a Embrapa Transferência de Tecnologia, de Brasília. A semente é resultado do cruzamento de genótipos resistentes às doenças que causam danos à cultura.
Pesquisadores tentam minimizar os impactos da pesquisa que encontrou resquícios de agrotóxicos no leite materno
Aproximadamente 45 dias após a divulgação, os pesquisadores, responsáveis pelo estudo que encontrou traços de agrotóxicos no leite materno de 62 mulheres em Lucas do Rio Verde, se reuniram na tarde da última quarta-feira (27) em Cuiabá com o objetivo de minimizar os impactos produzidos pelo estudo.
