Publicidade

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010

Abates recuam em Mato Grosso

Os dados sobre os abates em Mato Grosso referentes ao mês de abril foram divulgados na última semana pelo Indea. O volume total abatido ficou em 377 mil cabeças abatidas, registrando queda de 4% em relação ao mês de março.
Leia mais...

Colheita do milho atinge 6% da área de Mato Grosso

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010

Em acompanhamento dos trabalhos de colheita de milho safrinha, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) estima que 6,2%, da área de mais de 2 milhões de hectares, estão colhidos. Apesar da evolução semanal de apenas 4%, o trabalho no campo segue mais adiantado que na safra anterior, quando haviam sido colhidos 2,3% até dia 11 de junho. Os primeiros reportes de produtividade seguem abaixo do esperado na maioria das regiões. A região concentra mais de 47,70% do total da safrinha estadual.
Leia mais...
Atual malha viária que corta MT não comporta mais o volume da produção estadual e vai estrangular a economia
Atual malha viária que corta MT não comporta mais o volume da produção estadual e vai estrangular a economia

Sem logística, situação ficará insustentável para MT em 2020

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010 | por Marcondes Maciel

Levantamento da consultoria Macrologística, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), projeta uma situação insustentável para 2020 caso não haja melhorias drásticas na infraestrutura de transporte mato-grossense. O resultado do estudo, publicado na revista Exame, mostra que as precárias condições logísticas do Estado roubam a competitividade conseguida pelos produtores no campo. Mais: a capacidade das estradas existentes já está saturada, o que faz com que a velocidade média dos caminhões seja muito menor que a recomendada, de 60 quilômetros por hora.
Leia mais...

Produtores de 9 países discutem no Brasil o futuro das oleaginosas no mundo

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010

Lideranças das entidades produtoras e exportadoras de oleaginosas (soja, palma, canola) de vários países estão reunidas no Brasil para discutir sobre o aumento da oferta para atender à demanda maior de alimentos, de biocombustíveis e acesso a mercados. Trata-se do Diálogo Internacional de Produtores de Oleaginosas (XII - IOPD, sigla em inglês), que pela primeira vez é realizado no país. A reunião é feita a cada dois anos e em 2008 ocorreu em Berlim, na Alemanha.
Leia mais...
Brasil deve ampliar participação em produtos que já exporta
Brasil deve ampliar participação em produtos que já exporta

Brasil terá maior crescimento agrícola do mundo até 2019

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2010 | por Daniela Fernandes

A produção agrícola do Brasil deverá registrar o maior crescimento mundial, de mais de 40% até 2019, na comparação com o período entre 2007 e 2009, segundo um relatório conjunto da Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado nesta terça-feira.
Leia mais...

Promadeira 2010: Embrapa fecha parceria e será um dos expositores da Feira

Publicado em Segunda - 14 de Junho de 2010

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Mato Grosso), com sede em Sinop, será uma das entidades expositoras na Feira Promadeira 2010. A decisão surgiu durante reunião entre a coordenação da Feira e gestores e técnicos da Embrapa Mato Grosso, no dia 11 de junho, na sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad).
Leia mais...

MDA apresenta Política Nacional de Ater para técnicos africanos

Publicado em Segunda - 14 de Junho de 2010

O diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Argileu Martins da Silva, apresentou na manhã desta segunda-feira (14) a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) a técnicos de países africanos que estão reunidos em Brasília (DF).
Leia mais...

Na Feira da Agricultura Familiar, um brinde à diversidade cervejeira

Publicado em Segunda - 14 de Junho de 2010 | por Lucio Pereira Mello

Sabe o que a cerveja e a agricultura familiar têm em comum? A diversidade. Muita gente não sabe, mas a bebida alcoólica mais consumida pelos brasileiros é, assim como a agricultura familiar, uma fonte inesgotável de sabores e paladares. É por isso que a VII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - Brasil Rural Contemporâneo traz para a Concha Acústica de Brasília (DF), entre 16 e 20 de junho, a diversidade das cervejas artesanais, para brindar à diferença e à  variedade.
Leia mais...

Logística põe em risco os recordes de Mato Grosso

Publicado em Domingo - 13 de Junho de 2010 | por Marcondes Maciel

Mato Grosso colheu nesta safra 18,78 milhões de toneladas de soja, confirmando a posição de maior produtor do grão no país. Estabeleceu novo recorde ao superar a sua própria marca. Movimentou bilhões de reais com o agronegócio. Gerou milhares de empregos – no campo e na cidade – e manteve a arrecadação de impostos em alta. Foi o principal responsável pelo superávit da balança comercial brasileira e colocou o Estado em sétimo lugar no ranking das exportações brasileiras, mas esta vocação natural para grandes números está condicionada a investimentos urgentes em infraestrutura.
Leia mais...
Apesar de parte do sonho férreo estar concretizado, falta, reduzir o preço do frete que está longe de outros países
Apesar de parte do sonho férreo estar concretizado, falta, reduzir o preço do frete que está longe de outros países

Ferrovia é ainda uma opção cara em MT

Publicado em Domingo - 13 de Junho de 2010 | por Marcondes Maciel

Sonho acalentado pelos mato-grossenses há mais de três décadas, a ferrovia é atualmente uma realidade no Estado, pelo menos em parte do Estado. Chegou a Alto Taquari, passou por Alto Araguaia e agora caminha em direção a Rondonópolis (ao sul-mato-grossense), com perspectiva de chegar a Cuiabá nos próximos anos. Mas a chegada dos trilhos a Mato Grosso, ao contrário do que se imaginava, não trouxe ganhos expressivos para aqueles que mais dependem deste meio de transporte para consolidar a produção em outros mercados: os produtores rurais.
Leia mais...