Noticias Agronegócios
Novas perspectivas da cultura do arroz serão discutidas na quinta-feira
Com objetivo de destacar a importância da rizicultura mato-grossense, debater os principais problemas, apresentar os trabalhos que vêm sendo feitos e as propostas do projeto “Desenvolvimento de tecnologias para a cadeia produtiva do arroz de terras altas em Mato Grosso”.
Em MT, 46% da produção do milho são negociados
Apesar de ter menos opções para comercialização este ano, o milho produzido em Mato Grosso atinge 86,4% da área colhida com 46,8% negociado. O resultado é 17,9 pontos percentuais a mais do que o contabilizado no mês de julho de 2009. Há um ano, além do leilão Prêmio para Escoamento da Produção (PEP), o governo federal adquiriu o milho por meio de Contratos de Opção, de Aquisição do Governo Federal (AGF) e Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro), diferentemente deste ano, em que as vendas estão sendo feitas unicamente por meio do PEP. Do total vendido no Estado, 3,84 milhões de toneladas, 96% foram por meio de leilões.
Soja: Mais de 15% da nova safra está comercializada em MT
O mercado de clima que começa a imprimir ritmo aos negócios com a soja, principalmente no Estado, pode ser visto no volume de soja da nova safra já comercializado pelos produtores mato-grossenses que só iniciam a formação das novas lavouras a partir da segunda quinzena de setembro. Conforme boletim semanal do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado ontem, cerca de 15,6% da nova temperada já estão comprometidos, contra 12,5% em igual período de 2009.
Cotonicultores aprovam Dia de Campo do IMAmt em Pedra Preta
O presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Gilson Ferrúcio Pinesso, classificou como positivo o Dia de Campo, na Fazenda Bahia, do Grupo Futuro, em Pedra Preta (243 Km de Cuiabá, na região sul do Estado), na sexta-feira (23). “Estamos, mais uma vez, mostrando a tecnologia do adensado como uma nova técnica e forma de produzir algodão em Mato Grosso”, disse Gilson Pinesso.
Produtores rurais de Sorriso têm até dia 30 para aderir o projeto Soja Mais Verde
Termina dia 30 de julho, o prazo para que os produtores rurais façam a adesão ao projeto Soja Mais Verde. O objetivo do projeto é prever a produção sustentável de soja, além da recuperação das áreas degradadas, o cultivo de soja nas áreas de proteção permanente (APPs), que inclui nascentes, olhos d’água, chapadões, margem de rios, entre outros.
Incra/GO investe R$ 1 milhão na infraestrutura de assentamentos de Montividiu do Norte
O Incra em Goiás e a prefeitura de Montividiu do Norte, a 450 quilômetros de Goiânia, firmaram, neste mês, convênio para a execução de obras de infraestrutura em cinco assentamentos do município. São eles: José Porfírio, Mata Azul, Pai Eterno, Ana Terra e João Rufino da Silva.
Soja também sofre com pragas na armazenagem
Até pouco tempo atrás, a soja era uma cultura que não sofria ataques de pragas na pós-colheita, durante a armazenagem de grãos ou sementes. No entanto, pela falta de cuidado dos armazenadores e pelo contato direto com sementes de outras culturas como milho, trigo e arroz, as pragas começaram a se alimentar também da soja.
Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar dá descontos
A partir desta safra (2010/2011), serão concedidos bônus (descontos) do Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF) nos financiamentos de investimento no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar independente da data de contratação, inclusive para as operações contratadas antes de 1º de julho de 2008.
Preço da soja sobe e produto "roubará" área do algodão
Com os preços da soja em alta, estima-se que a área plantada de algodão no País deve recuar. Na Bahia, o recuo deve ser de cerca de 15% em 2010/2011. No começo de julho, o cenário era o inverso, já que o baixo preço da oleaginosa desanimava os produtores que preferiam apostar no aumento de campo para a entrada da fibra.
