Noticias
Economia Com 13º aumento no ano, preço da gasolina sobe 50% em MT
No acumulado do ano, a gasolina da Petrobras (refinarias) subiu cerca de 50%, enquanto o diesel avançou mais de 38%. Nas refinarias, de janeiro a agosto, a gasolina teve 13 alterações nos preços, sendo nove para mais. Já o diesel foi reajustado 10 vezes, sendo sete aumentos neste ano.
Playvolume00:00/00:59TruvidAtualmente, o litro da gasolina é encontrado em Cuiabá por até R$ 5,79 nos postos de combustíveis de Cuiabá.
Nelson Soares, diretor-executivo do Sindipetróleo (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso), explica que o repasse dos reajustes da Petrobras aos consumidores finais nos postos não é garantido nem imediato e depende de uma série de questões, como impostos e margens de distribuição e revenda.
Também é preciso considerar a mistura de biocombustíveis. Quando comercializados nos postos, a gasolina contém 27% de etanol anidro e o diesel recebe 10% de biodiesel (em setembro será 12%).
Na gasolina, por exemplo, até este produto chegar ao consumidor acrescentam-se tributos federais e estaduais (em torno de 39%), custos para aquisição e mistura obrigatória de etanol anidro (15,7%), além dos custos e margens das companhias distribuidoras e dos revendedores (12,2%).
Agronegócios Atraso de até 4 semanas para o período chuvoso em MT deve causar impactos na agricultura, diz climatologista
Como consequência, 40% do milho safrinha em Mato Grosso foi plantado fora da janela de tempo considerado normal.
Nacional Governo lança operação para enfrentar violência contra a mulher
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, de 20 de agosto a 20 de setembro diferentes instituições no âmbito federal e estadual vão promover ações para qualificar o atendimento às vítimas, reforçar o cumprimento de medidas protetivas, além de conscientizar a população sobre a importância de denunciar as agressões.
Cidades/Geral Consumo de água aumenta 30%, mas Águas Cuiabá não trabalha com racionamento
Por conta do calor e do tempo seco, o consumo de água aumentou cerca de 30%, em Cuiabá.
Cidades/Geral MT terá chuva na próxima semana e temperatura amena
O site especializado em meteorologia Clima Tempo mostra que no dia 25 de agosto a chance chuva é de 67%. Já nos dias 26,28 e 29 de agosto a possibilidade de chuva sobe para 90% em Cuiabá. Com a precipitação, o clima deve ficar mais ameno, com termômetros marcando entre 15°C e 26°C.
Saúde Vacinação de reforço contra covid-19 deve começar por idosos
De acordo com o ministério, as doses são enviadas aos estados levando em consideração a população, acima de 18 anos, que ainda não foi vacinada em cada unidade da Federação.
Politica MT Max Russi diz que projeto da pesca visa proteção ambiental e geração de emprego e renda
Apesar das críticas de seus pares, o deputado estadual Max Russi (PSB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), afirmou que a lei de sua autoria que proíbe a pesca profissional no rio Manso visa proteção ambiental e turística.
Educação/Vestibular Estudantes têm até hoje para se inscrever na lista de espera do ProUni
No segundo semestre de 2021, o programa oferece 134.329 bolsas de estudo - 69.482 integrais e 64.847 parciais - em mais de 10 mil cursos de quase mil instituições particulares de ensino superior.
Cidades/Geral Secretaria lamenta falecimento de servidor que atuava na Saúde Estadual
Reinaldo atuava no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), em Cuiabá. O óbito ocorreu nesta quarta-feira (18.08), após complicações ocasionadas pela Covid-19.
Cidades/Geral Temperatura dispara e umidade do ar chega a 10% em MT
Na Capital, nos horários mais quentes do dia, os termômetros podem chegar a até 39ºC, como o previsto para esta quarta-feira (18), e até 40ºC, no sábado (21). Nas demais cidades, a temperatura também fica entre 38º e 40ºC.
