Publicado em Sábado - 28 de Julho de 2012 | por Rodolfo Tiengo

Estudo da USP cria novo cálculo para identificar "falsos magros"

Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto (SP) criaram um novo índice de massa corporal (IMC) que promete identificar os "falsos magros", pessoas que chegam a fazer bonito na balança e entre os amigos, mas que acumulam taxas preocupantes de gordura no organismo.
Leia mais...

Mães que prolongam o trabalho até o oitavo mês de gravidez podem comprometer o desenvolvimento do filho no útero
Mães que prolongam o trabalho até o oitavo mês de gravidez podem comprometer o desenvolvimento do filho no útero

Estudo: trabalho até o 8º mês de gestação é prejudicial como fumo

Publicado em Sábado - 28 de Julho de 2012

Parar de trabalhar quando a gravidez atinge um nível avançado não é uma opção para muitas mulheres, mas um novo estudo alerta que prolongar as atividades depois do oitavo mês de gestação pode trazer riscos ao bebê, sendo tão prejudicial quanto o hábito de fumar nesta condição.
Leia mais...

Homens com HIV podem ter sido curados após transplante de medula

Publicado em Sexta - 27 de Julho de 2012

Duas pessoas podem ter sido curadas do HIV após um transplante de medula óssea para tratar um câncer, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira na Conferência Internacional sobre a Aids, em Washington.
Leia mais...

Roberto Jefferson é internado para retirada de tumor

Publicado em Quinta - 26 de Julho de 2012

mensalão, Roberto Jefferson (PTB-RJ) foi internado na manhã desta quinta-feira no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, para a retirada de um tumor no pâncreas.
Leia mais...

SUS vai distribuir dois novos remédios contra hepatite C

Publicado em Quarta - 25 de Julho de 2012

Dois novos medicamentos contra a hepatite C, o telaprevir e o boceprevir, serão incluídos no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, os remédios (inibidores da enzima protease) são considerados mais modernos e eficazes e devem beneficiar cerca de 5,5 mil pacientes com cirrose e fibrose avançada.
Leia mais...

País registra 210 mortes por gripe A; Ministério vê redução de casos

Publicado em Quarta - 25 de Julho de 2012

Desde o começo do ano, o Ministério da Saúde registrou 210 mortes por gripe A no País. O dado se refere ao período de janeiro até o dia 21 de julho. O maior número de vítimas fatais da doença se concentra nas regiões Sul (134) e Sudeste (57). Juntas, as duas regiões, cujo clima mais frio facilita a transmissão do vírus, concentram 91% das mortes. O Centro-Oeste registrou nove óbitos. As regiões Norte e Nordeste, cinco cada.
Leia mais...

Aumenta para 43 o número de casos suspeitos de H1N1 em Mato Grosso

Publicado em Terça - 24 de Julho de 2012

A secretaria estadual de Saúde (SES) divulgou nesta terça-feira (24) as ocorrências por Gripe A/H1N1 em todo o estado no ano de 2012. Até o momento, a notificação é de 43 casos de gripe A, dos quais 18 casos foram confirmados, 22 casos sob investigação e três mortes, nos municípios de Cuiabá, Campo Verde e Paranatinga.
Leia mais...

Estudo avança no tratamento de doenças neurodegenerativas

Publicado em Segunda - 23 de Julho de 2012 | por Camila Maciel

O hormônio ouabaína, tradicionalmente utilizado no tratamento de doenças cardiovasculares, possui efeito de proteção aos neurônios, aponta estudo recente da Universidade de São Paulo (USP). A descoberta representa uma possibilidade de avanço no tratamento de doenças neurodegenerativas, como os males de Parkinson e Alzheimer, tendo em vista que atualmente não existe medicamento capaz de impedir a morte dos neurônios.
Leia mais...

Painel recomenda antirretrovirais a todos os pacientes com HIV

Publicado em Domingo - 22 de Julho de 2012

Um painel internacional de saúde recomendou pela primeira vez que todos os pacientes com o vírus HIV sejam tratados com remédios antirretrovirais, mesmo quando o impacto do vírus no sistema imunológico se mostra pequeno.
Leia mais...

Após cirurgia de mama, 20% das mulheres precisam de outra

Publicado em Sexta - 20 de Julho de 2012

Uma em cada cinco mulheres com câncer de mama que optam por uma cirurgia conservadora em vez de uma mastectomia requer uma segunda operação, de acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira pela revista médica "British Medical Journal".
Leia mais...