Publicado em Segunda - 07 de Fevereiro de 2011

Kubica vai passar por mais cirurgias, diz médico

Após passar por uma operação de sete horas no domingo, o polonês Robert Kubica terá que ser submetido a mais cirurgias. O diretor de ortopedia do Hospital Santa Corona, na Itália, doutor Francesco Lanza, disse nesta segunda-feira que a primeira intervenção foi para preservar a funcionalidade da mão e estabilizar a perda de sangue.
Leia mais...

Erros de enfermagem acontecem por falta de estudo e de respeito ao paciente

Publicado em Segunda - 07 de Fevereiro de 2011

A falta de formação adequada e de consciência sobre a função exercida são as principais causas dos erros de enfermagem, segundo os especialistas consultados pelo R7.
Leia mais...

É preciso reverter a tendência para aumentar a longevidade

Publicado em Sexta - 04 de Fevereiro de 2011

Já tínhamos conhecimento de que o excesso de peso e a obesidade tornam-se mais frequentes no mundo, mas não havia ainda uma pesquisa que apresentasse dados coletados de tantos países --e com uma análise evolutiva de quase 30 anos. Embora o IMC (índice de massa corporal) não seja o único nem o melhor indicador, é o mais utilizado em avaliações de grandes amostras, pela facilidade de sua determinação e sua associação com doenças ligadas ao excesso de adiposidade.
Leia mais...

Pressão e taxas de colesterol caem nos países mais ricos

Publicado em Sexta - 04 de Fevereiro de 2011

O mundo está mais gordo, mas começa a controlar a pressão e o colesterol.
Leia mais...

Exercícios evitariam 25% dos casos de câncer de mama e cólon

Publicado em Sexta - 04 de Fevereiro de 2011

Cerca de 25% dos casos de câncer de mama e de cólon poderiam ser evitados se os pacientes praticassem exercícios físicos por pelo menos 150 minutos por semana, advertem as novas Recomendações Mundiais sobre Atividade Física apresentadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Leia mais...

Filhos de mães que trabalham têm mais chance de ser obesos

Publicado em Sexta - 04 de Fevereiro de 2011

Filhos de mães que trabalham fora têm mais probabilidades de ser obesos, indica um estudo americano publicado nesta sexta-feira pela American University de Whashington, Universidade Cornell de Nova York e Universidad de Chicago.
Leia mais...

Ar condicionado dobra risco de contaminação

Publicado em Quinta - 03 de Fevereiro de 2011

Olhos vermelhos, sensação de corpo estranho, ardência, coceira e visão borrada são os sintomas da síndrome do olho seco que está lotando os consultórios. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, na última semana o número de pacientes com sintomas de olho seco dobrou. Não é para menos.   A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que a incidência da síndrome salta de 10% para 20% no verão entre trabalhadores que abusam do ar condicionado em ambientes fechados e sem ventilação.
Leia mais...

Gordura no fígado: ressonância magnética é cada vez mais usada na detecção da doença

Publicado em Quinta - 03 de Fevereiro de 2011

A esteatose hepática não alcoólica, popularmente conhecida como ‘gordura no fígado’, é uma condição cada vez mais comum nos países ocidentais. Calcula-se que cerca de 20% dos brasileiros sofram desse problema muitas vezes assintomático que causa aumento do fígado e mudança em sua coloração – podendo evoluir para hepatite gordurosa e cirrose hepática caso não seja diagnosticado e tratado a tempo.
Leia mais...

Carnaval: Especialistas do Into recomendam cuidados com o corpo para que não haja riscos de traumas e lesões durante a folia

Publicado em Quinta - 03 de Fevereiro de 2011

Carnaval é uma época em que as pessoas costumam abusar em alguns quesitos que variam desde a alimentação até o esforço físico. Afinal de contas, é tempo de muito samba no pé - na avenida ou em bailes - e longos percursos atrás de blocos de rua. Para que os exageros não causem conseqüências para a saúde, especialmente para os mais sedentários, e a festa seja memorável, é preciso se precaver para evitar quedas e lesões. De acordo com o chefe do Centro de Trauma Ortopédico do Adulto do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), Leonardo Rocha, os riscos de a folia acabar antes do tempo não são poucos.
Leia mais...

“Saúde Não Tem Preço” inicia distribuição de remédios gratuitos contra hipertensão e diabetes

Publicado em Quinta - 03 de Fevereiro de 2011

A rede de farmácias e drogarias conveniadas à rede Aqui Tem Farmácia Popular começa a oferecer, a partir desta quinta-feira (3), medicamentos gratuitos para o tratamento de hipertensão e diabetes. O anúncio foi realizado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Até o dia 14 deste mês, todos os 15.069 estabelecimentos credenciados já terão aderido plenamente ao programa, após concluírem a adaptação dos sistemas de vendas (confira a tabela dos princípios ativos no site www.saude.gov.br).
Leia mais...