Notícias Saúde
Brasil é o segundo maior produtor de tecnologias médicas entre os países emergentes
O Brasil é o segundo maior produtor de tecnologia médica entre os países emergentes, ficando atrás apenas da China. De acordo com levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a indústria brasileira movimentou US$ 2,6 bilhões no ano passado nesse setor. O país está à frente do México, Índia e Turquia, que ocupam do terceiro ao quinto lugar no ranking.
Dieta com leite emagrece mais, diz estudo
O ser humano é o único animal que bebe leite depois de adulto – e leite de vaca. Esse hábito é muito polêmico e existem várias correntes médicas que dizem que o homem não deve consumir leite porque nosso organismo não tem como metabolizá-lo. Uma nova pesquisa sobre emagrecimento publicada na atual edição do American Journal of Clinical Nutrition vai esquentar a discussão. Segundo um estudo da Universidade Ben-Gurion de Negev, em Israel, pessoas em regime de emagrecimento que consumiram leite ou derivados perderam mais peso do que aquelas que consumiram pouco ou nenhum laticínio.
Avaliação pulmonar deve fazer parte do check-up anual de quem tem mais de 40 anos
Diagnosticar e combater as doenças típicas da maturidade antes que elas se desenvolvam é uma prática fundamental para garantir longevidade e qualidade de vida. Além dos exames que devem fazer parte do check-up anual dos idosos, como diabetes, colesterol e hipertensão, o exame de espirometria vem sendo cada vez mais recomendado pelos pneumologistas. O teste é simples e fundamental para detectar a DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica –, responsável pela morte de 37 mil brasileiros por ano.
Médica gaúcha vai representar o Brasil em congresso internacional
A médica gaúcha Ana Paula Tedesco foi a escolhida para representar o Brasil na Reunião Anual, promovida pela Academia Americana de Paralisia Cerebral, que tem como tema Shared Learning - global Perspective, que visa o conhecimento de como é a paralisia cerebral ao redor do mundo.
APM apresenta pesquisa inédita com dados sobre pressões de planos de saúde que inviabilizam o exercício da medicina e colocam em risco os pacientes
O livre exercício da medicina está totalmente ameaçado, tirando-se como base os resultados de inédita pesquisa do DataFolha realizada a pedido da Associação Paulista de Medicina (APM). Ataques à autonomia dos médicos, interferência descabida na relação com os pacientes, pressões para redução de internações, de exames e outros procedimentos são problemas detectados em todo o estado de São Paulo.
DPOC: Congresso europeu premia pesquisa inovadora sobre genes relacionados aos problemas respiratórios
Tradicional por atrair mais de 19 mil profissionais de saúde do todo o mundo para discutir em palestras e seminários os principais assuntos e avanços científicos relacionados à pneumologia, o congresso anual da European Respiratory Society (ERS), que se realizará em Barcelona, na Espanha, de 17 a 22 de setembro, será marcado por uma importante premiação.
Brasil sedia 28º Congresso Internacional de Patologia
A Sociedade Brasileira de Patologia junto à International Academy of Pathology (IAP) promovem, entre os dias 10 e 15 de outubro, em São Paulo, o 28º Congresso Internacional de Patologia. É a primeira vez que o evento acontece no Brasil. Serão apresentadas, por palestrantes nacionais e internacionais, conferências, simpósios, cursos e oficinas com especialistas. Entre os principais temas abordados estão: citopatologia, dermatopatologia, patologias cardiovascular, mamária, ambiental, gastrointestinal, veterinária, de doenças infecciosas, molecular e de autópsias, além de novas tecnologias e temas de educação médica.
Mais de 80% dos brasileiros com osteoporose sofrem com o problema sem saber que tem a doença
Novos dados sobre a osteoporose no Brasil e outras questões que envolvem o problema, como a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e os tratamentos atuais que promovem uma melhor qualidade de vida, serão temas abordados durante o 28º Congresso Brasileiro de Reumatologia, que ocorre em Porto Alegre, de 18 a 22 de setembro.
27% das crianças têm problemas, diz estudo
Transtornos mentais, com necessidade de tratamento clínico, afetam 27% das crianças que trabalham nos semáforos paulistanos e 40% têm problemas emocionais ou de aprendizado. Essas são algumas das conclusões de um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com a organização não governamental (ONG) Instituto Rukha. A pesquisa avaliou as condições de vida de 126 jovens que passam os dias em cruzamentos e de seus irmãos, totalizando 191 menores.
Taxa de fecundidade em MT supera média nacional
Mato Grosso possui a maior taxa de fecundidade total dentre as unidades que compõem o Centro-Oeste. O número médio de filhos que uma mulher teria ao final de seu período fértil no Estado é de 2,32. A estatística consta na Síntese de Indicadores Sociais (SIS), 2010, apresentada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). A SIS busca fazer uma análise das condições de vida no país, tendo como principal fonte de informações a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2009.