Publicado em Segunda - 28 de Junho de 2010

Várzea Grande realiza campanha de prevenção do câncer de mama e de útero

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande SMS/VG iniciou no último dia 24 o “2º Movimento de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e Mama”. De acordo com o secretário de saúde do município, Renato Tetilla, a ação tem como objetivo atingir um grande número de mulheres, principalmente na faixa etária de 25 a 59 anos, para coleta do preventivo do Câncer de Colo de Útero (CCO) e exame de mamografia. A ação começou dia 24 de junho e vai até o dia 24 de setembro em todas as unidades de saúde da cidade.
Leia mais...

Remédio contra diabetes Avandia traz riscos ao coração

Publicado em Segunda - 28 de Junho de 2010

O medicamento Avandia, do laboratório britânico GlaxoSmithKline (GSK), utilizado contra a diabetes, aumenta o risco de problemas cardiovasculares, segundo a análise dos resultados de 50 testes clínicos publicados nesta segunda-feira e que confirmam estudos anteriores.
Leia mais...

Mulheres perto de 40 querem congelar óvulos à espera do parceiro ideal, diz estudo

Publicado em Segunda - 28 de Junho de 2010 | por Emma Wilkinson/em Roma

Um pequeno estudo feito com 15 pessoas na Bélgica indicou uma tendência entre mulheres perto de completar 40 anos de optarem pelo congelamento de seus óvulos enquanto procuram o parceiro certo.
Leia mais...
O resveratrol interrompe o crescimento de vasos sanguíneos nos olhos, que causam cegueira
O resveratrol interrompe o crescimento de vasos sanguíneos nos olhos, que causam cegueira

Substância do vinho previne doenças que causam cegueira

Publicado em Segunda - 28 de Junho de 2010

O resveratrol - uma substância encontrada no vinho tinto, na uva e no amendoim - interrompe o crescimento de vasos sanguíneos nos olhos, segundo pesquisadores da Universidade Washington em Saint Louis. A descoberta poderá ter implicações na prevenção de doenças que ocasionam cegueira, como a retinopatia diabética e a degeneração macular na velhice.
Leia mais...

Especialistas apontam riscos da musculação na adolescência

Publicado em Domingo - 27 de Junho de 2010 | por Rachel Costa/Mônica Tarantino

O interesse dos adolescentes pela musculação tem se manifestado cada vez mais cedo. Não é mais novidade o filho de 12 anos chegar em casa pedindo aos pais para entrar na academia. A malhação tornou-se uma atividade física popular, que alimenta os sonhos de tornar corpos esguios em corpos sarados. O pedido, porém, faz muitos pais tremerem diante de um turbilhão de dúvidas. Afinal, a musculação pode ser feita na adolescência? Ela atrapalha o crescimento? Leva à atrofia dos músculos? Não seria melhor continuar na velha e boa escolinha de futebol, fazendo vôlei ou natação?
Leia mais...

Pacientes de cirurgia plástica ignoram importância do tipo de anestesia

Publicado em Domingo - 27 de Junho de 2010 | por Karina Toledo e Valéria França

A maioria dos pacientes de uma cirurgia plástica se preocupa sempre com preço, às vezes com expertise do médico e quase nunca com a anestesia. Se o que determina o sucesso do procedimento do ponto de vista estético é a habilidade do cirurgião, cabe ao anestesista - ou anestesiologista, como eles preferem ser chamados - a tarefa mais importante: fazer com que o paciente saia, além de mais bonito, vivo da mesa de operação.
Leia mais...

Médicos duvidam da eficácia dos genéricos

Publicado em Domingo - 27 de Junho de 2010

Há mais de uma década no mercado, os remédios similares e genéricos ainda enfrentam a resistência de médicos e não são usados por hospitais de ponta como o Albert Einstein, o Sírio-Libanês, o Oswaldo Cruz e o São Luiz.
Leia mais...

Pelo menos 1% dos brasileiros usa tranquilizantes de forma abusiva, diz psiquiatra

Publicado em Sábado - 26 de Junho de 2010

No Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico de Drogas uma questão merece maior atenção: o uso abusivo de tranquilizantes. Segundo o médico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo), Ivan Mário Braun, pelo menos 1% da população usa tranquilizantes de maneira abusiva.
Leia mais...

Adeptos de troca de casais com mais de 40 anos "têm mais DSTs"

Publicado em Sexta - 25 de Junho de 2010

Casais acima dos 40 anos que praticam troca de parceiros podem estar contribuindo para o alastramento de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) na população em geral, indica uma pesquisa feita por cientistas holandeses.
Leia mais...
Pessoas com o gene da
Pessoas com o gene da "verpertilidade" têm predisposição para acordar tarde

Ciência estuda distúrbio do sono atrasado

Publicado em Sexta - 25 de Junho de 2010 | por Bruna Bernacchio

Alvo de críticas de familiares e amigos, quem gosta de ficar na cama até a hora do almoço pode ter um motivo científico para a "vagabundagem": o distúrbio do sono atrasado. O assunto foi um dos temas abordados no 6º Congresso Brasileiro do Cérebro, Comportamento e Emoções, que aconteceu recentemente em Gramado.
Leia mais...