Publicado em Sábado - 03 de Julho de 2010

Idosos que dormem pouco perdem o equilíbrio e sofrem mais quedas

Em um laboratório da Universidade Federal do Paraná, 48 pessoas idosas foram avaliadas em um acompanhamento que durou seis meses. A partir desse estudo, veio uma constatação: o idoso que não dorme bem, que não tem uma boa qualidade de sono, fica com o equilíbrio comprometido e mais exposto ao risco de sofrer quedas.
Leia mais...

Quem acorda de madrugada deve tirar cochilo após o almoço

Publicado em Sábado - 03 de Julho de 2010 | por Lília Teles/de Goiânia

A lua ainda está alta na noite de Goiânia. Às 3h30, a cidade está dormindo. E o motorista de ônibus João Tibúrcio da Silva já está pronto para ir trabalhar. Ele se junta a muitos outros colegas no carro da empresa.
Leia mais...

Pais não devem pegar bebês no colo quando acordam de madrugada

Publicado em Sábado - 03 de Julho de 2010 | por Guacira Merlin/de Porto Alegre

Clara adora uma novidade. Aprendeu ontem a bater palmas. O problema é na hora de desacelerar. “Eu consigo com que ela durma só três horas. Depois, ela acorda”, revela a publicitária Luciane Bucksdricker.
Leia mais...

Mais de 70% dos brasileiros são contra legalização do aborto, diz pesquisa

Publicado em Sábado - 03 de Julho de 2010

No Brasil, 72,7% dos cidadãos se opõem à legalização do aborto, de acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).
Leia mais...

Casos de dengue crescem 16% no semestre

Publicado em Sexta - 02 de Julho de 2010 | por Carolina Holland

Os casos de dengue tiveram aumento de 16,5% nos seis primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. De 1º de janeiro a 1º de julho de 2010 foram registrados 39.552 casos da doença, enquanto no primeiro semestre de 2009 foram 33.024. Os dados revelam que nos seis primeiros meses deste ano foram notificados mais casos que em todos os primeiros semestres dos outros anos. Dos casos notificados até o dia 1º de julho, 821 são considerados graves, com 42 mortes causadas pela doença. Os dados são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde.
Leia mais...

Laboratórios vão divulgar pagamento a médicos em site

Publicado em Sexta - 02 de Julho de 2010

Laboratórios farmacêuticos brasileiros vão tornar públicos em seus sites os pagamentos feitos a médicos e outros profissionais da saúde que prestam serviços, tais como palestras em eventos, consultorias e pesquisas.
Leia mais...
Idosos com o nível mais alto de testosterona têm o dobro de risco de doenças cardíacas
Idosos com o nível mais alto de testosterona têm o dobro de risco de doenças cardíacas

Idosos com nível alto de testosterona têm mais chances de problemas no coração

Publicado em Sexta - 02 de Julho de 2010

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos indica que homens idosos com índices altos de testosterona (o hormônio ligado à manutenção das características masculinas) correm mais riscos de terem problemas cardíacos. De acordo com os pesquisadores da Universidade da Califórnia, os resultados mostram que, no futuro, a medição desse composto corpo será usada para determinar as chances de o homem sofrer com doenças desse tipo.
Leia mais...

Propostas aprovadas na conferência reforçam modelo do Brasil na atenção psiquiátrica

Publicado em Sexta - 02 de Julho de 2010 | por Diego Iraheta

Nove anos depois de ser implementada, a Reforma Psiquiátrica brasileira ganhou novo fôlego após a realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial (IV CNSM-I), em Brasília. As propostas aprovadas pelos participantes reforçam o modelo de serviço aberto e humanizado, adotado pelo Ministério da Saúde, para atender pessoas com transtornos mentais. Ao todo, 1.235 sugestões foram analisadas por mais de mil pessoas, entre especialistas, pacientes e familiares. A votação terminou na madrugada desta sexta-feira (2).
Leia mais...

Ácido hialurônico é testado em novos usos estéticos e outras áreas médicas

Publicado em Sexta - 02 de Julho de 2010

O ácido hialurônico, substância consagrada no preenchimento de rugas e sulcos, vem sendo utilizado agora, também, para "levantar" os contornos da face, aumentar o volume dos seios.
Leia mais...

Anvisa coloca limite em dose diária de remédios para emagrecer

Publicado em Sexta - 02 de Julho de 2010

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a dose máxima que um médico pode prescrever da substância sibutramina, bastante usada em remédios para emagrecer: 15 miligramas diárias. Em março, a agência resolveu incluir o medicamento no rol das substâncias psicotrópicas anorexígenas.
Leia mais...