Publicado em Segunda - 05 de Julho de 2010

Videogame pode causar problemas de atenção em crianças, diz estudo

Longo período em frente à televisão, seja surfando pelos canais ou jogando videogame, pode dificultar a concentração de crianças na escola, afirmaram psicólogos do Laboratório de Pesquisa de Mídia, da Universidade de Iowa, nesta segunda-feira, em estudo publicado na revista Pediatrics.
Leia mais...

Os riscos da imobilidade prolongada

Publicado em Segunda - 05 de Julho de 2010

Uma doença pouco conhecida pela população, mas que merece muita atenção é a tromboembolia pulmonar. Isso porque, um dos desencadeadores do problema é a imobilidade prolongada, bastante comum em longas viagens. Daí vem o nome pelo qual já vêm sendo chamada: “Síndrome da Classe Econômica”, alusão às apertadas poltronas dos aviões nos vôos comerciais, que deixam passageiros praticamente imóveis, muitas vezes por mais de 8 ou 10 horas.
Leia mais...

Tour pelo Pulmão chega a Salvador

Publicado em Segunda - 05 de Julho de 2010

De 8 a 10 de julho, a população de Salvador poderá fazer um tour pelo interior de um pulmão gigante. O inflável de 190 m2 reproduz em detalhes o pulmão humano e chega a capital baiana depois de ter passado por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. O tour passará ainda nas cidades de Recife, Curitiba e Porto Alegre.
Leia mais...

Medicamento para ovulação é testado contra "menopausa masculina"

Publicado em Domingo - 04 de Julho de 2010

Médicos urologistas estão testando um remédio feminino, usado para induzir a ovulação, no tratamento da andropausa, a chamada menopausa masculina. A andropausa é caracterizado pela queda drástica dos níveis de testosterona nos homens com mais de 40 anos, o que provoca, entre outros efeitos, queda na libido e dificuldades de ereção.
Leia mais...

Hipertensos não sabem relacionar sal e sódio nos rótulos dos alimentos

Publicado em Domingo - 04 de Julho de 2010

Reduzir o sal na dieta é a primeira recomendação que um portador de hipertensão recebe do médico. Mas uma pesquisa do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia com 1.294 hipertensos mostrou que 93% deles não sabem fazer a relação entre o sal e o sódio descrito nas embalagens de alimentos. Pior: 75% nem sequer leem os rótulos e 45% não sabem que os produtos industrializados podem conter sal.
Leia mais...

Homens com apneia têm mais chance de desenvolver disfunção erétil

Publicado em Sábado - 03 de Julho de 2010

De madrugada, a câmera invade o quarto atrás de um flagrante. Quem faz a gravação é a professora Lilian Fidanza, mulher do professor de educação física José Luiz Fidanza. Ele dorme profundamente e ronca. Registrar o ronco do marido seria uma forma de convencê-lo a procurar tratamento.
Leia mais...

Crianças e adolescentes sonolentos aprendem menos

Publicado em Sábado - 03 de Julho de 2010 | por Dulcinéia Novaes/de Curitiba

Maicon Lenon , de 14 anos, voa em uma missão que para ele é quase impossível: chegar cedo à escola. Cada segundo é vital e parece demorar uma eternidade. Será que ele vai conseguir ou vai chegar mais uma vez atrasado na aula?
Leia mais...

Idosos que dormem pouco perdem o equilíbrio e sofrem mais quedas

Publicado em Sábado - 03 de Julho de 2010

Em um laboratório da Universidade Federal do Paraná, 48 pessoas idosas foram avaliadas em um acompanhamento que durou seis meses. A partir desse estudo, veio uma constatação: o idoso que não dorme bem, que não tem uma boa qualidade de sono, fica com o equilíbrio comprometido e mais exposto ao risco de sofrer quedas.
Leia mais...

Quem acorda de madrugada deve tirar cochilo após o almoço

Publicado em Sábado - 03 de Julho de 2010 | por Lília Teles/de Goiânia

A lua ainda está alta na noite de Goiânia. Às 3h30, a cidade está dormindo. E o motorista de ônibus João Tibúrcio da Silva já está pronto para ir trabalhar. Ele se junta a muitos outros colegas no carro da empresa.
Leia mais...

Pais não devem pegar bebês no colo quando acordam de madrugada

Publicado em Sábado - 03 de Julho de 2010 | por Guacira Merlin/de Porto Alegre

Clara adora uma novidade. Aprendeu ontem a bater palmas. O problema é na hora de desacelerar. “Eu consigo com que ela durma só três horas. Depois, ela acorda”, revela a publicitária Luciane Bucksdricker.
Leia mais...