Publicidade

Publicado em Quarta - 22 de Março de 2023 | por Vânia Neves | Unaf

No Dia da Água, primeira-dama destaca ações do Governo pela qualidade de vida da população

Do total dos poços, 57% dos municípios foram atendidos. Trinta mil famílias contam com água de qualidade, uma creche e sete Escolas com aproximadamente cinco mil alunos foram atendidos, 28 aldeias com população estimada de 3.150 indígenas, e três hospitais com 600 pessoas beneficiadas diariamente.

Leia mais...

Sema-MT abre inscrições para composição de cinco Comitês de Bacias Hidrográficas

Publicado em Quarta - 22 de Março de 2023 | por Arielly Barth | Sema-MT

Entre os comitês, o único que já tem vagas preenchidas previamente é o Alto Paraguai Superior, que já recebeu inscrições no processo seletivo, mas prorrogou o prazo até o dia 20 de abril, para que possa preencher as vagas de forma paritária entre poder público e sociedade.

Leia mais...

Dia Mundial da Água: Cerrado pode perder quase 34% da água até 2050

Publicado em Quarta - 22 de Março de 2023 | por Por Letycia Bond - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A pesquisa indica que o cultivo de soja, milho e algodão, assim como a pecuária, têm influenciado o ciclo hidrológico. O estudo também evidencia que mudanças do uso do solo provocam a redução da água em 56% dos casos. O restante (44%) está associado a mudanças climáticas.

Leia mais...

Sema-MT interrompe desmatamento ilegal em Tangará da Serra e apreende maquinários; veja vídeo

Publicado em Sexta - 17 de Março de 2023 | por Lorena Bruschi e Arielly Barth | Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) flagrou nesta quinta-feira (16.03) o desmate sem autorização ambiental em uma fazenda de Tangará da Serra (243 km distante de Cuiabá). Foram apreendidos dois tratores esteira e um correntão, que foram utilizados para o desmate.

Leia mais...

BNDES bloqueia financiamento a 58 proprietários rurais que desmataram

Publicado em Sexta - 17 de Março de 2023 | por Por Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil - Brasília

A ferramenta dotada de mapas de georreferenciamento aponta com precisão como está a cobertura e o uso do solo, em cada um dos biomas do país. A tecnologia permite detectar diariamente a derrubada de árvores.

Leia mais...

No radar de desmatamento, Mato Grosso obtém melhor resposta de fiscalização do país

Publicado em Quarta - 15 de Março de 2023 | por Da Assessoria

“Os dados de fiscalização de Mato Grosso mostram o aumento das ações de fiscalização nos anos recentes. E no monitor, Mato Grosso é um dos estados com o maior percentual de área de desmatamento com incidência de autorização ou ação, chegando a 62% do total da área dos alertas publicados entre 2019 e 2022”, comenta sobre os resultados positivos.

Leia mais...

Sema reafirma compromisso do Governo de MT com agenda climática em evento nacional

Publicado em Quarta - 15 de Março de 2023 | por Lorena Bruschi | Sema-MT


A gestora avaliou que a atual trajetória para implementar uma economia verde é positiva, mas é necessário avançar muito mais. Para isso, ela destaca as estratégias conjuntas, baseadas na integração entre os governos federal e estadual, setores da sociedade civil e da iniciativa privada, além da cooperação internacional.

Leia mais...

Mato Grosso é o 1º Estado a apresentar projeto para redução de emissão de gases de efeito estufa pela agropecuária

Publicado em Quarta - 15 de Março de 2023 | por Greyce Lima | Sedec-MT


Mato Grosso se compromete com uma participação expressiva de 9% de potencial em mitigação de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), cerca de 89 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO²), através da adoção dos sistemas de produção sustentável.

Leia mais...

Sema-MT apresenta ações contra crimes ambientais a pesquisadores do Reino Unido

Publicado em Terça - 14 de Março de 2023 | por Renata Prata | Sema-MT

O secretário Executivo da Sema, Alex Marega, mostrou as medidas tomadas pelo Estado no combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais e destacou que o estado tem uma grande área de recursos naturais preservada, 62% englobando áreas de reserva legal e de preservação permanente, territórios indígenas e Unidades de Conservação.

Leia mais...

Onça-pintada morre atropelada por carro ao tentar atravessar trecho da rodovia

Publicado em Terça - 14 de Março de 2023 | por Gazeta Digital

O animal foi resgatado por trabalhadores do Núcleo Integrado de Fiscalizações (NIF) de Sorriso e encaminhado para o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso de Sinop.

Leia mais...