Publicado em Sábado - 11 de Março de 2023 | por Por Pedro Lacerda - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Amazônia e Cerrado batem recorde de alertas de desmatamento

Dados do Inpe mostram que os estados mais afetados pela perda de vegetação na Amazônia Legal, que corresponde a 59% do território brasileiro, foram Mato Grosso (161,8 km²), Pará (46,4 km²), Amazonas (46,3 km²) e Roraima (31,1 km²), este último abrigando a maior parte da Terra Indígena Yanomami. O Acre e o Maranhão tiveram aproximadamente 4 km² sob alerta, cada.

Leia mais...

Governo apresenta ao setor produtivo tecnologia para aumentar validações do Cadastro Ambiental Rural

Publicado em Sexta - 10 de Março de 2023 | por Da Assessoria

O objetivo é que imagens de satélite de alta resolução sejam utilizadas para aprimorar a plataforma Mapa do CAR, já utilizada pelos responsáveis técnicos há mais de um ano. O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, enfatiza a importância da união de esforços para a implementação da melhoria.

Leia mais...

“Estamos com força total em campo para combater o desmatamento ilegal”, afirma secretária de Meio Ambiente

Publicado em Sexta - 10 de Março de 2023 | por Pollyana Araújo e Lorena Bruschi | Secom-MT

A operação foi lançada na terça-feira (07.03), com a entrega para as forças de segurança e equipes da Sema de 13 novos veículos 4x4 com guincho e telefones via satélite, que permitem a comunicação em locais remotos onde não há antena para sinal telefônico e internet.

Leia mais...

Arara-canindé e antas resgatadas são levadas pela Sema para a região do Santuário de Elefantes

Publicado em Quinta - 09 de Março de 2023 | por Renata Prata | Sema-MT

A arara tinha sido resgatada pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental estava sob os cuidados da veterinária Ingrid Dias, que recebeu o animal em uma propriedade com recintos especializados para a recuperação e cuidou da ave até o momento que voltou à natureza.

Leia mais...

Sema-MT apresenta novo Sisflora 2.0 em encontro nacional e manejo florestal como estratégia para descarbonização até 2035

Publicado em Quinta - 09 de Março de 2023 | por Lorena Bruschi | Sema-MT

Com as melhorias implementadas no sistema, a cadeia de custódia passa a ser realidade em Mato Grosso. É a garantia de que a madeira que chega ao consumidor final foi retirada de forma legal da floresta. Além do controle real da quantidade de madeira transportada, há mais transparência e possibilidade de auditorias externas e internas.

Leia mais...

Equipes da Sema recebem telefones via satélite para uso em fiscalizações contra crimes ambientais

Publicado em Quarta - 08 de Março de 2023 | por Renata Prata | Sema-MT

A entrega dos aparelhos ocorreu nesta terça-feira (07.03), durante o lançamento da Operação Amazônia, em Cuiabá. Os telefones foram adquiridos com recursos internacionais do programa REM, na ordem de R$ 74 mil, incluindo equipamentos e planos para acesso.

Leia mais...
Mato Grosso volta a compor entre os estados que mais sofrem com o desmatamento na Amazônia
Mato Grosso volta a compor entre os estados que mais sofrem com o desmatamento na Amazônia

Em MT, 15 municípios dominam o desmatamento ilegal na Amazônia

Publicado em Quarta - 08 de Março de 2023 | por Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

Na lista estão Colniza, Juara, Nova Bandeirantes, Aripuanã, Paranatinga, Marcelândia, Porto dos Gaúchos, Apiacás, Peixoto de Azevedo, Querência, Gaúcha do Norte, Feliz Natal, Cocalinho, Tabaporã e Nova Ubiratã.

Leia mais...

"MT tem a melhor performance de combate a crimes ambientais do país", destaca secretária de Meio Ambiente

Publicado em Terça - 07 de Março de 2023 | por Lorena Bruschi | Sema-MT

Conforme dados do Monitor da Fiscalização do Desmatamento, lançado pelo MapBiomas em 2022, Mato Grosso foi o Estado que mais emitiu autos de infração após alertas de desmate ilegal, chegando a 41% da área em que foi identificado algum alerta. O levantamento considera os estados que disponibilizam dados públicos a respeito das fiscalizações.

Leia mais...

Governo de Mato Grosso intensifica combate ao desmatamento ilegal

Publicado em Terça - 07 de Março de 2023 | por Lorena Bruschi | Sema-MT

O governador Mauro Mendes destacou que além de colocar quase 200 profissionais em campo no primeiro mês, diversas estratégias estão sendo montadas pelas secretarias de Meio Ambiente e Segurança Pública, com apoio de instituições parceiras.

Leia mais...

Casal dá de cara com onça-pintada durante pescaria em rio de MT

Publicado em Segunda - 06 de Março de 2023 | por Por Amábile Monteiro*, g1 MT

O guia os informou que, durante essa época do ano, a aparição de onças-pintas às margens do rio é incomum, já que as águas estão com um volume alto, devido ao alto volume de chuvas registrados em Mato Grosso nesta época do ano.

Leia mais...