Publicidade

Publicado em Domingo - 02 de Maio de 2010

BP diz que estrutura de contenção de vazamento fica pronta em até 8 dias

A BP (British Petroleum) disse neste domingo que a gigantesca estrutura erguida pela companhia para conter o vazamento de petróleo no golfo do México pode estar instalada no prazo de "seis a oito dias".
Leia mais...

Mancha de petróleo no golfo do México já triplicou de tamanho

Publicado em Sábado - 01 de Maio de 2010 | por Associated Press

A área da mancha de petróleo formada após a explosão da plataforma Deepwater Horizon, no golfo do México, já triplicou de tamanho rapidamente neste sábado (1º), aumentando a tensão entre os especialistas de que o desastre possa ser muito maior do que o estimado há dois dias.
Leia mais...

Flórida pode ter danos ambientais devastadores se atingida pela mancha

Publicado em Sábado - 01 de Maio de 2010

Cientistas alertam que se atingir a costa do Estado da Flórida, que já decretou estado de emergência, o derramamento de petróleo originado pela explosão da plataforma Deepwater Horizon, no golfo do México, pode causar impactos ambientais devastadores.
Leia mais...
Impacto da fronteira agrícola do Estado embase conclusões
Impacto da fronteira agrícola do Estado embase conclusões

Destaque ao desmate em MT

Publicado em Sexta - 30 de Abril de 2010 | por Renê Dióz

Dois estudos internacionais divulgados esta semana reforçam o alarme sobre os danos causados pelo homem à Floresta Amazônica e, especificamente, em Mato Grosso. Juntos, os estudos sugerem que o Estado, fronteira agrícola, seja o grande responsável por elevar o Brasil à condição de país que mais desmatou sua cobertura florestal entre 2000 e 2005 – foram 165 mil km2 devastados no período, 26 mil por ano na área amazônica.
Leia mais...

Desmatamento cai 42% na Amazônia Legal e aumenta 14% no PA

Publicado em Sexta - 30 de Abril de 2010

De acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) nesta quinta-feira, a área desmatada em toda a Amazônia Legal, entre agosto de 2008 e julho de 2009, foi de 7.464 km². De acordo com a entidade, o número representa uma queda de 42% no desflorestamento em relação ao mesmo período de 2007-2008. No Entanto o Estado do Pará teve aumento de 14% na derrubada da floresta.
Leia mais...

Aquecimento global pode aumentar casos de malária na Amazônia, diz pesquisador

Publicado em Sexta - 30 de Abril de 2010

Um verão amazônico fora de época, em 2007, foi suficiente para cientistas verificarem que o aquecimento global pode multiplicar o número de casos de malária na Amazônia.
Leia mais...

Seminário Técnico vai discutir REDD em Mato Grosso

Publicado em Sexta - 30 de Abril de 2010 | por Maria Barbant

O Grupo de Trabalho de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD), do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas do Estado de Mato Grosso, com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Instituto Centro de Vida (ICV) e The Nature Conservance (TNC) realizam nos dias 5 e 6 de maio, Seminário Técnico sobre REDD Estadual na Amazônia.
Leia mais...

Debate "RSE na Mídia" vai tratar da sustentabilidade nas eleições 2010

Publicado em Quarta - 28 de Abril de 2010 | por Cristina Spera

“A imprensa como indutora da sustentabilidade na pauta política”. Esse é o tema do debate de abertura da Conferência Internacional Ethos 2010, no dia 11 de maio, das 15h às 18h, no Hotel Transamérica, em São Paulo (Av. das Nações Unidas, 18.591), com entrada franca.
Leia mais...

Gelo flutuante global está em constante recuo, indica estudo

Publicado em Quarta - 28 de Abril de 2010

O gelo flutuante do mundo está em recuo constante, o que mostra uma instabilidade que vai elevar o nível do mar, segundo um relatório publicado na "Geophysical Research Letters" nesta quarta-feira. As geleiras estavam desaparecendo de forma estável ao longo dos últimos dez anos, de acordo com a primeira medida realizada.
Leia mais...
Ibama, que está em greve há duas semanas, paralisou 60 operações em todo país, uma em Mato Grosso, a
Ibama, que está em greve há duas semanas, paralisou 60 operações em todo país, uma em Mato Grosso, a "Soja Pirata"

99% dos infratores dão calote e não pagam multas

Publicado em Segunda - 26 de Abril de 2010 | por Steffanie Schmidt

De dimensões continentais, Mato Grosso possui o 3º maior território do país. Não por acaso, o Estado que abriga 3 biomas - cerrado, floresta amazônica e pantanal - é foco constante de operações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). Mas, na visão dos ambientalistas, um outro fator contribui para que os crimes ambientais continuem em plena atividade: a punição dos infratores.
Leia mais...