Publicado em Sexta - 03 de Junho de 2022 | por Arielly Barth | Sema-MT

Sema-MT destina cobra surucucu a instituto para produção de soro antiofídico

O animal estava sob os cuidados do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (Hovet/UFMT), de Sinop (479 km de Cuiabá). Após a alta do animal, a Sema-MT intermediou a destinação por meio da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros e da Gerência de Fauna.

Leia mais...

Estado flagra desmate ilegal na Resex Guariba-Roosevelt e impede continuidade do dano

Publicado em Quinta - 02 de Junho de 2022 | por Lorena Bruschi | Sema/MT

Em seguida, houve o flagrante de uma escavadeira abrindo uma estrada dentro da área da Resex, sem autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para tal atividade, configurando danos à Unidade de Conservação.

Leia mais...

Sema-MT programa operações de combate a crimes ambientais, entregas e capacitações

Publicado em Quinta - 02 de Junho de 2022 | por Lorena Bruschi | Sema-MT

Haverá ainda, no dia 8 de junho, a reunião do Conselho Consultivo do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, a ser realizada na Escola Estadual Cândido Marechal Rondon, na Vila Roda D'Água, em Nobres. Durante o evento, serão entregues mudas nativas para o projeto de restauração de ecossistemas.

Leia mais...
Assim como os desmatamentos no Estado, as queimadas se concentraram em propriedades particulares
Assim como os desmatamentos no Estado, as queimadas se concentraram em propriedades particulares

Estado intensifica o combate às queimadas e ao desmatamento

Publicado em Quinta - 02 de Junho de 2022 | por Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

Para tentar mudar cenários como estes, o Governo de Mato Grosso lançou, na terça-feira, a Operação “Cedif”, que irá unificar esforços de órgãos públicos e instituições parceiras na prevenção e combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais.

Leia mais...

Comércio ilegal de abelhas na internet é ameaça à espécie

Publicado em Quinta - 02 de Junho de 2022 | por Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

As abelhas podem ainda levar consigo alguns parasitas que não são comuns a esse novo ambiente, com o risco de contaminar a fauna local. Além disso, as abelhas transportadas podem não se adaptar ao clima do novo local e morrer.

Leia mais...

Museu de História Natural oferece experiências sustentáveis

Publicado em Quarta - 01 de Junho de 2022 | por Graciele Leite | Secel-MT

A observação de pássaros será no sábado (04.06), de 8h às 10h. A atividade será conduzida pela bióloga Luciana Pinheiro Ferreira, sendo preciso fazer a inscrição para participar. Além da experiência sensorial de contemplação e escuta das aves, o Museu também propõe um debate sobre a importância da conservação do meio ambiente, usando o exemplo dos pássaros para o equilíbrio do bioma.

Leia mais...

Crianças plantam árvores e iniciam formação no curso de Agente Ambiental Mirim da PM

Publicado em Terça - 31 de Maio de 2022 | por Hallef Oliveira | PMMT

A turma é composta por mais de 60 alunos da Escola Estadual Rodolfo Augusto Trechaud e Curvo, localizada no bairro Residencial Paiaguás. Durante cerca de quatro meses, as crianças selecionadas participarão de atividades e disciplinas, que tratarão de temas como ecologia e sustentabilidade, fauna, flora e biomas de Mato Grosso, além de noções sobre reciclagem, legislação, civilidade, hierarquia e disciplina.

Leia mais...

Governo de MT intensifica fiscalização em todas as regiões do Estado para combater crimes ambientais

Publicado em Terça - 31 de Maio de 2022 | por Lorena Bruschi | Sema-MT

O Trabalho do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) se intensifica com o início do período de proibição do uso do fogo nas áreas rurais, entre 1º de julho e 30 de outubro. O uso do fogo em áreas urbanas é proibido o ano todo.

Leia mais...

Governo de MT lança operação para intensificar combate ao desmate ilegal e incêndios florestais

Publicado em Segunda - 30 de Maio de 2022 | por Lorena Bruschi | Sema-MT

A operação integra os órgãos que fazem parte do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais (CEDIF-MT). Entre eles, as Secretarias de Estado de Meio Ambiente, Segurança Pública, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Indea, Ibama, ICMBio, Funai, Ministérios Públicos Federal e Estadual, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Forças Armadas.

Leia mais...

Mato Grosso é o Estado que mais validou Cadastros Ambientais Rurais no Brasil

Publicado em Quinta - 26 de Maio de 2022 | por Lorena Bruschi | Sema-MT

Na avaliação da secretária adjunta de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Luciane Bertinatto, Mato Grosso está à frente de outros Estados, por conta de seu pioneirismo, por já trabalhar no cadastramento antes mesmo de se tornar uma obrigatoriedade nacional.

Leia mais...