Publicado em Domingo - 22 de Maio de 2022 | por Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

Regularização fundiária de parque ambiental é prioridade, diz Sema

Segundo a Sema-MT a unidade possui Conselho Consultivo em fase de renovação de membros, criado pela portaria nº 585 de 05 de dezembro de 2014, e desde então reúne representantes de instituições públicas e de entidades ligadas à comunidade local.

Leia mais...
O parque fica no Município de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a Oeste de Cuiabá)
O parque fica no Município de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a Oeste de Cuiabá)

Adolescente participam de projeto para recuperação da nascente do Parque das Águas

Publicado em Sexta - 20 de Maio de 2022 | por Willian Silva | Sesp-MT

Antes do plantio, os internos participaram de uma palestra sobre preservação e recuperação do meio ambiente, sustentabilidade e técnicas de plantio de mudas arbóreas. No ano passado, três adolescentes participaram da primeira etapa do plantio de cerca de 120 mudas e, desta vez, foram 20 os internos envolvidos na ação.

Leia mais...
Rio Verde, na fronteira Brasil/Bolívia, no Parque Serra Ricardo Franco
Rio Verde, na fronteira Brasil/Bolívia, no Parque Serra Ricardo Franco

MP-MT cobra perícia sobre real situação do Parque Ricardo Franco

Publicado em Sexta - 20 de Maio de 2022 | por Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

A cobrança foi feita pelo procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, e o procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe, titular da Procuradoria Especializada Ambiental, a deputados estaduais, durante audiência realizada na tarde de quarta-feira (18).

Leia mais...

Nova plataforma da Sema-MT irá potencializar o combate ao desmatamento ilegal no Estado

Publicado em Quarta - 18 de Maio de 2022 | por Da Assessoria

Ele acrescenta ainda que, a partir dessa mudança de lógica, os recursos que atualmente são destinados a contratações de empresas privadas, “poderão ser aplicados em ações mais efetivas voltadas ao monitoramento, fiscalização e responsabilização”.

Leia mais...

Secretários de Meio Ambiente conhecem a maior reserva particular do patrimônio natural do país

Publicado em Segunda - 16 de Maio de 2022 | por Lorena Bruschi | Sema-MT

A Secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso e presidente da Abema, Mauren Lazzaretti, afirma que, para discutir as particularidades dos Estados, é importante que todos possam ter a oportunidade de conhecer a realidade local. Na visita, foram apresentadas as estratégias de recomposição e preservação da RPPN, e o trabalho integrado com o Poder Público para a prevenção e combate aos incêndios no Pantanal.

Leia mais...
A maioria dos incêndios no bioma “tem origem em alguma forma de ação humana”
A maioria dos incêndios no bioma “tem origem em alguma forma de ação humana”

43 municípios de MT têm índice alto ou crítico para as queimadas

Publicado em Domingo - 15 de Maio de 2022 | por Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

Contudo, entre janeiro a março deste ano, 43 (30,5%) dos 141 municípios mato-grossenses apresentaram percentual alto ou crítico de ocorrências de focos de calor, dados que levaram a Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, ligada à Secretaria de Estado de Saúde, a alertar os gestores municipais para que intensifiquem as ações educativas e de prevenção às queimadas.

Leia mais...

Governador e secretários de Meio Ambiente tratam de ações integradas de combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais

Publicado em Quarta - 11 de Maio de 2022 | por Lorena Bruschi | Sema-MT

Está prevista ainda uma reunião com representantes do Ministério de Meio Ambiente (MMA) para um alinhamento estratégico de combate aos ilícitos ambientais, Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD) e captação de recursos, além do pagamento por serviços ambientais.

Leia mais...

Sema apreende máquinas usadas no desmatamento ilegal em propriedade de Tangará da Serra

Publicado em Sexta - 06 de Maio de 2022 | por Renata Prata | Sema/MT

Os fiscais da Diretoria de Unidade Desconcentrada de Tangará da Serra apreenderam, na propriedade, 4 máquinas e 1 motosserra. Foi desmatada uma área de 140 hectares no bioma Cerrado, sem autorização do órgão ambiental. A área foi embargada e o responsável multado em R$ 140 mil.

Leia mais...

Proibição garante a reprodução de peixes e sustento de 7 mil famílias ao longo do rio

Publicado em Quinta - 05 de Maio de 2022 | por Dantielle Venturini/Gazeta Digital

Para especialistas e ambientalistas, a implantação das PCHs traria prejuízos às comunidades e ecossistemas, além de afirmarem que o investimento nesse tipo de geração de energia está ficando ultrapassado quando vemos o avanço de outras opções como, por exemplo, a solar, que tem ganhado o mercado na Capital.

Leia mais...

Mato Grosso é destaque pelo melhor desempenho na fiscalização de desmate ilegal no Brasil

Publicado em Quarta - 04 de Maio de 2022 | por Carlos Celestino | Secom-MT

Em 2021, o Governo de Mato Grosso investiu R$ 73 milhões em ações de prevenção e combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais. O recurso garantido representa o maior investimento na área ambiental que possibilitou abertura de unidades estratégicas do Corpo de Bombeiros Militar, que também atua na fiscalização de áreas desmatas com uso irregular do fogo.

Leia mais...