Noticias Meio Ambiente
Queimadas no Pantanal crescem 898% neste ano, aponta WWF
Com chuvas abaixo das médias históricas desde o ano passado e a seca extrema impulsionada pelo El Niño, o bioma registrou neste ano um aumento de 898% no número de queimadas, em comparação com o mesmo período de 2023.
Pesquisadores desenvolvem aplicativo para mapear nascentes do Cerrado
A proteção e recuperação dos recursos hídricos no Cerrado são cruciais para o desenvolvimento econômico, a saúde da população e a preservação do ecossistema. Uma gestão adequada envolve uma abordagem integrada e multidisciplinar, visando à sustentabilidade.
Coprocessamento transforma resíduos não usados na reciclagem em energia limpa
Dentre as opções de tratamento estão o coprocessamento, a compostagem e a incineração.
Revisão de espécies ameaçadas está entre prioridades da Conabio
De acordo com a secretária do ministério, o objetivo da participação de estados e municípios na comissão é de aproximar as políticas nacionais às realidades regionais, com perspectivas reais das relevâncias e avaliações sobre as necessidades de cada bioma brasileiro.
Pantanal de MT pode ter uma das secas mais graves da história
O alerta foi feito, na semana passada, pelo pesquisador Marcus Suassuna, do Serviço Geológico do Brasil (SGB), durante a 1ª reunião da Sala de Crise da Bacia do Alto Paraguai, realizada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana).
Punições para criminosos ambientais em MT inclui cadastro de infratores e suspensão do CAR
Além disso, em 14 de abril um único pecuarista foi preso acusado de desmatar 80 mil hectares do Pantanal. Em valores reais, as multas por esse crime chegam a quase R$ 3 bilhões.
MT tem 37 parques, mas nenhum é totalmente legalizado
A decisão judicial é datada do último dia 23 de abril passado e ainda pode ser questionada pelo Ministério Público (MP-MT) e pelo próprio Governo do Estado.
MP e MPF miram obra irregular em área de proteção do Rio Araguaia
O município deverá ainda apresentar projeto preventivo para evitar novas ocupações e elaborar projeto de regularização fundiária urbana (Reurb), além de indicar as áreas consolidadas, as construções irregulares e os núcleos urbanos informais na região e demarcar a distância das ocupações até o leito do rio.
Especialistas alertam para o risco de grande destruição no Pantanal
Esse cenário do passado, somado ao que temos agora, onde o analista aponta a régua de medições do Rio Paraguai, que demonstra que o está bem abaixo do que tínhamos em 2020. E quando ainda se compara a medição de abril de 2023, estamos neste ano abaixo dela.