Publicado em Terça - 14 de Abril de 2015

Olimpíada de matemática tem recorde de escolas e 18 milhões de alunos

Um total de 47.582 escolas de 5.528 municípios vão particiar da edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O número supera a marca do ano passado, com 46.712 escolas. Ao todo, estão inscritos 17.970.745 estudantes de escola públicas (veja acima reportagem sobre a Obmep). As inscrições terminaram no dia 31 de março.

Leia mais...

Taxa do vestibular da Unemat pode ser paga até esta segunda (13)

Publicado em Segunda - 13 de Abril de 2015

Os interessados em concorrer a uma das 2.240 vagas ofertadas nos 60 cursos superiores da Universidade do Estado de Mato Grosso que se inscreverem no vestibular da instituição tem até esta segunda-feira (13.04) para efetivar o pagamento do boleto bancário com valor de R$ 100,00.

Leia mais...

Janine: "Temos que completar a democratização do ensino no Brasil"

Publicado em Sexta - 10 de Abril de 2015

Qualidade e criatividade são pontos importantes para o ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, que tomou posse na segunda-feira passada (6). Em entrevista exclusiva ao repórter especial Gerson Camarotti, exibida no Jornal das Dez, da GloboNews, Janine disse ter ficado surpreso com o convite para assumir a pasta e adiantou alguns pontos que pretende trabalhar. "Temos que completar a democratização do ensino no Brasil. Incluir o que falta de estudantes no ensino médio e construir bem a educação pré-fundamental. Tudo isso tem que ser feito com muita qualidade", afirma ele. "Temos que fazer todo esse trabalho de massa, mas, ao mesmo tempo, pensar em que pode ser criativo", acrescenta.

Leia mais...

Unesco: Brasil cumpriu duas das seis metas da Educação estabelecidas em 2000

Publicado em Quinta - 09 de Abril de 2015

O Brasil cumpriu duas das seis metas do Marco de Ação de Dakar, Educação para Todos: Cumprindo nossos Compromissos Coletivos, firmado em 2000 por 164 países. De acordo com o último relatório de monitoramento divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), apenas um terço dos países cumpriu as metas.

Leia mais...

08/04/2015 21h00 - Atualizado em 08/04/2015 21h47 Brasil cumpre apenas 2 de 6 metas mundiais para a educação, diz Unesco

Publicado em Quinta - 09 de Abril de 2015

Um relatório divulgado nesta quarta-feira (8) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mostra que somente um terço dos países alcançou todas as seis metas de educação estabelecidas há 15 anos para o período de 2000 a 2015. Segundo o relatório, o Brasil chegou a duas dessas metas: universalizar o acesso à educação primária (1ª ao 5 ano do ensino fundamental) e atingiu a meta da igualdade de gênero, levando meninos e meninas às aulas em grande proporção.

Leia mais...

Internet faz pessoas se acharem mais inteligentes do que são, diz estudo

Publicado em Quarta - 08 de Abril de 2015

A possibilidade de pesquisar na internet leva as pessoas a pensarem que têm mais conhecimentos do que de fato possuem. Uma série de experimentos feitos por pesquisadores da Universidade Yale, nos Estados Unidos, mostrou que, depois de um tempo de buscas na internet sobre determinado tema, voluntários tendem a superestimar seu conhecimento sobre outros assuntos.

Leia mais...

'Acredito na educação como libertação', diz Janine em entrevista

Publicado em Quarta - 01 de Abril de 2015

O novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou em entrevista à TV Brasil que não vê a educação como mera transmissão de conhecimento. "Acredito na educação como libertação. Não é uma transmissão de conteúdo, uma padronização das pessoas", afirmou ele em entrevista ao programa "Observatório da Imprensa", que foi ao ar na noite desta terça-feira (31).

Leia mais...

Unemat desenvolve ação social para garantir qualidade de ensino de crianças com deficiência

Publicado em Quarta - 01 de Abril de 2015

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em parceria com a Faculdade do Pantanal (Fapan), está desenvolvendo uma ação social conjunta para garantir a qualidade de ensino de crianças com deficiência na rede estadual de ensino público. A primeira reunião ocorreu na sexta-feira (27.03), na Escola Estadual Natalino Ferreira Mendes.

Leia mais...

'É péssimo para ele', diz mãe de aluno sobre greve; veja relatos em SP

Publicado em Sexta - 27 de Março de 2015

O G1 esteve nesta quinta-feira (26) em escolas de todas as regiões de São Paulo e ouviu de pais, alunos e professores relatos sobre a greve que paralisa parte das escolas estaduais. Em meio à divergência entre governo e sindicato sobre o alcance da greve de professores estaduais de São Paulo iniciada na segunda-feira (23), e se há ou não greve, foram visitadas na manhã de quinta 19 escolas da capital. O resultado: 2 estavam sem aula, 12 eram parcialmente afetadas e 5 tinham aulas normais.

Leia mais...