Noticias Educação/Vestibular
MT contrata 3,5 mil professores, que já recebem na folha de julho
Esses profissionais, bem como os demais da rede estadual, já estão recebendo formação para trabalhar com os alunos durante as aulas não presenciais (online e Off-line), que iniciam na próxima segunda-feira (03.08).
Estudantes podem se inscrever no Fies a partir de hoje
As inscrições no programa, que começariam na semana passada, foram adiadas depois que o MEC identificou inconsistências no processamento da distribuição das vagas ofertadas pelas instituições de ensino superior.
Começam amanhã as inscrições para o Fies
O resultado será divulgado no dia 4 de agosto. Pelo cronograma, o período para complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados será do dia 4 até 6 de agosto.

Senado aprova MP que desobriga mínimo de 200 dias letivos
A MP prevê inclusive que o período da carga horária mínima do ano letivo afetado poderá ser reposta no ano seguinte. Para alunos que concluem o ensino médio em 2020, a medida permite criar o "quarto ano do ensino médio" em caráter excepcional, voltada para os estudantes que quiserem ter mais um ano suplementar de estudo na rede pública em 2021.
Com derrota para o governo, Câmara aprova novo Fundeb
Todos esses pontos levaram aos partidos do Centrão a protocolarem seis requerimentos de obstrução na manhã desta terça-feira, com objetivo de atrasar a votação, mas os pedidos foram retirados antes do início da sessão.
Quase 40% dos alunos das escolas particulares migram para as unidades públicas durante a pandemia em MT, diz sindicato
De acordo com o sindicato que representa a categoria, a saída de alunos da rede privada para as escolas públicas foi de mais de 39% só no mês de junho.
PEC que torna Fundeb permanente deve ser analisada hoje
Inicialmente, discutia-se a elevação do índice para 15% a partir de 2021 e o aumento de forma escalonada, até 2026, a 20%. No entanto, o percentual foi alterado em função da diminuição das receitas de estados e municípios provocada pela pandemia de covid-19.
Mato Grosso tem 166 mil pessoas com mais de 15 anos que não sabem ler ou escrever
Em relação a 2018, quando esse índice era de 7,1%, houve uma redução de 22 mil analfabetos no estado. Entre pessoas brancas, 4,2% eram analfabetas no ano passado, enquanto para as de cor preta ou parda a taxa chegou a 7,1%. A diferença entre homens (6,1%) e mulheres (6,4%) foi de 0,3 ponto percentual a mais para elas.
Taxa cai levemente, mas Brasil ainda tem 11 milhões de analfabetos
Apesar de ter registrado queda, os dados mostram que 18% daqueles com 60 anos ou mais são analfabetos. Em 2018, eram 18,6% e, em 2016, 20,4%.
