Publicado em Quinta - 08 de Dezembro de 2022 | por Joanice de Deus/Diário de Cuiabá

Universidade Federal de MT não tem como pagar serviços e bolsas

Diante da situação alarmante pelo acumulado dos meses de novembro e dezembro, na segunda-feira (5), a UFMT encaminhou ofício ao ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, solicitando o desbloqueio de recursos orçamentário-financeiros, sob pena de não pagamento de despesas essenciais e, consequentemente, a paralisação dos serviços, o não repasse de bolsas e auxílios aos estudantes e o pagamento de juros/multas pelo atraso.

Leia mais...

Seduc fará reforma geral na Escola Estadual Liceu Cuiabano

Publicado em Quarta - 07 de Dezembro de 2022 | por Rui Matos | Seduc-MT

Também foram autorizadas a troca de todos os transformadores, com investimento de R$ 237,1 mil, e a adequação das instalações elétricas e da climatização das salas de aula – investimento de R$ 166,3 mil, por meio do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Climatização).

Leia mais...

Governo de MT vai selecionar 100 alunos da rede estadual para curso de inglês na Inglaterra

Publicado em Quarta - 30 de Novembro de 2022 | por Lucas Rodrigues | Secom-MT

O governador Mauro Mendes anunciou um edital para seleção de 100 alunos, que cursam o Ensino Médio da rede pública estadual, para um intercâmbio na Inglaterra, onde farão curso de Inglês, junto de mais 15 professores.

Leia mais...

MEC divulga prazos para inscrições no Sisu, Prouni e Fies em 2023

Publicado em Quarta - 30 de Novembro de 2022 | por Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

As inscrições para o Sisu, dedicado a selecionar estudantes para universidades e instituições públicas de ensino superior em todo o país, serão realizadas entre 28 de fevereiro e 3 de março. A classificação se dá com base no desempenho do Enem de 2022. O resultado final será divulgado em 7 de março.

Leia mais...
IFMT em Cáceres — Foto: IFMT
IFMT em Cáceres — Foto: IFMT

IFMT de Cáceres recebe inscrições para processo seletivo com base na nota do Enem

Publicado em Segunda - 28 de Novembro de 2022 | por Por G1 MT

Os cursos são gratuitos e o ingresso está previsto para janeiro de 2023. Ao todo, são ofertadas 46 vagas remanescentes, em ambos os cursos de graduação, e as vagas serão preenchidas com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de qualquer edição entre 2011 e 2021.

Leia mais...

Implementar o novo Enem será desafio do novo governo

Publicado em Segunda - 28 de Novembro de 2022 | por Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

As alterações estão previstas em parecer do CNE e foram discutidas também com vários atores, como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que reúne os secretários estaduais de Educação, responsáveis pelas escolas públicas onde está matriculada a maior parte dos estudantes do ensino médio.

Leia mais...

Seminário propõe debate sobre evasão escolar e percepções sobre a educação profissional

Publicado em Sexta - 25 de Novembro de 2022 | por Naiara Martins | Seciteci-MT

O evento também terá a participação de parceiros, como o Centro de Ensino Técnico Matogrossense (Cetem-MT), e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT/Câmpus São Vicente).

Leia mais...

Enade: estudantes têm até sábado para preencher questionário

Publicado em Terça - 22 de Novembro de 2022 | por Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Em 2022, o Enade avaliará cursos de bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Leia mais...

Redimensionamento na Educação é obrigação legal, de acordo com a Constituição Federal e com a LDB

Publicado em Sexta - 18 de Novembro de 2022 | por Rui Matos | Seduc-MT

Neste contexto, o redimensionamento se torna realidade e o seu formato é bem definido pelo artigo 10, da Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (LDBE), que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Plano Nacional de Educação (PNE), entre outras leis federais no âmbito da educação pública.

Leia mais...

Professores dão dicas para segundo dia de provas do Enem

Publicado em Quinta - 17 de Novembro de 2022 | por Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A orientação é para que os candidatos leiam a prova e resolvam aqueles itens nos quais têm mais facilidade. Os mais difíceis devem ser assinalados para serem resolvidos em seguida. Calma na hora de ler os enunciados também é importante. De acordo com Moreira, ali podem estar informações valiosas e mesmo repostas às questões.

Leia mais...