Publicado em Segunda - 07 de Novembro de 2022 | por Rui Matos | Seduc-MT

Seduc-MT orienta prefeitos sobre regras de repasse do ICMS à Educação

Segundo Anderson Araújo, representante da Associação Bem Comum, do Instituto Natura e da Fundação Lemann, a mudança fortalece a Parceria pela Educação em Regime de Colaboração, com os vários agentes do terceiro setor contribuindo. “Esta política da cota-parte do ICMS tem dois objetivos principais - melhorar o índice de aprendizagem das crianças e reduzir as desigualdades regionais”.

Leia mais...

Escolas estaduais têm até 1º de novembro para se inscreverem no projeto Hortas Escolares

Publicado em Sexta - 28 de Outubro de 2022 | por Rui Matos | Seduc-MT

Neste ano, a Superintendência de Diversidades e da Coordenadoria de Educação do Campo e Quilombola irá contemplar 300 unidades escolares, dentre as quais a Escola Estadual Jaraguá, a Escola Estadual Terra Nova e a Escola Estadual Deputado Oscar Soares, que receberão cada uma o valor de R$20 mil por terem a especificidade de serem escolas agrícolas.

Leia mais...

Alunas do Mais MT Muxirum compartilham a felicidade da alfabetização aos 50 anos

Publicado em Quarta - 26 de Outubro de 2022 | por Mailson Prado | Seduc-MT

A responsável por abraçar a comunidade e ministrar as aulas para um grupo de quatro mulheres foi a jovem professora de 28 anos, Laise Cristiane. Apresentada ao Programa Mais MT Muxirum por uma amiga, Laise acabou se apaixonando pela ideia de ensinar turmas formadas por estudantes com diversas idades.

Leia mais...

Seduc-MT amplia aulas de robótica na Rede Estadual de Ensino

Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2022 | por Rui Matos | Seduc-MT

As aulas do SIMROBÓTICA®, na Rede Estadual de Ensino, são alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estimulam o pensamento computacional e o aprimoramento de habilidades e competências importantes para desenvolvimento humano e tecnológico, por meio de uma metodologia ativa alinhada à abordagem STEAM, que utiliza os conjuntos educacionais da LEGO® Education.

Leia mais...

Mais de 57 mil candidatos farão as provas do Enem 2022 em MT

Publicado em Quinta - 20 de Outubro de 2022

Em Mato Grosso, 57.728 estudantes se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que será realizado nos dias 13 e 20 de novembro. O resultado da prova é utilizado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a seleção de vagas no ensino superior público e em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Leia mais...

Falta pouco mais de um mês para o Enem 2022; saiba mais do exame

Publicado em Quarta - 12 de Outubro de 2022 | por Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Ao todo, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame, 3.396.632 pessoas estão inscritas para as provas deste ano.

Leia mais...

Ministro anuncia liberação das verbas destinadas a universidades

Publicado em Sábado - 08 de Outubro de 2022 | por Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Em um vídeo divulgado esta tarde, pelas redes sociais, Godoy afirma ter conversado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que aceitou desbloquear os recursos financeiros dessas instituições. “Estamos fazendo uma liberação para todo mundo, para facilitar e para agilizar a vida dos reitores e gestores”, afirmou Godoy, sem explicar se os valores inicialmente previstos serão liberados integral e imediatamente.

Leia mais...

Escola cria projeto de mapeamento dos problemas socioambientais da Baixada Cuiabana

Publicado em Sexta - 07 de Outubro de 2022 | por Da Assessoria | Seduc-MT

Segundo a professora e pesquisadora Débora Moreira, coordenadora do projeto, para isso, será criada uma rede de observação local com dados de temperatura e índice pluviométrico e produzido uma cartografia social mostrando os riscos de desastres.

Leia mais...

Ideb do ensino básico em MT tem taxa de 5,8; estudantes do ensino médio atingem 3,7

Publicado em Sábado - 17 de Setembro de 2022 | por Por Caroline Mesquita, g1 MT

O levantamento ainda traz um outro índice: o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mede o desempenho das crianças em disciplinas como matemática e língua portuguesa. Esse índice varia de 0 a 500.

Leia mais...

Inep divulga resultado do Enade

Publicado em Segunda - 12 de Setembro de 2022 | por Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Esses dados, quando analisados por coordenadores de cursos de instituições públicas e privadas de educação superior, podem subsidiar ações visando à melhoria da qualidade das disciplinas oferecidas.

Leia mais...