Publicado em Terça - 06 de Julho de 2010 | por Lygia Lima

Seminário de Extensão começa nesta quinta-feira (08)

O II Seminário de Extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso será aberto nesta quinta-feira (08) às 19 horas no auditório do Escritório Modelo de Assistência Jurídica (Emaj) em Cáceres. O tema deste ano é “A extensão como espaço de pesquisa”, e visa reunir no mesmo local acadêmicos, professores e técnicos da universidade que tenham envolvimento com extensão, egressos e professores da rede pública e privada de ensino e comunidade externa.
Leia mais...

Comissão aprova projeto que exige nível superior para professores da educação básica

Publicado em Terça - 06 de Julho de 2010

A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira projeto de lei que torna obrigatório o diploma de nível superior para professores da educação básica que inclui a educação infantil, ensino fundamental e médio. Atualmente, a exigência ocorre apenas para docentes do ensino médio.
Leia mais...

Sintep/MT participa do Seminário de Formação do PSE

Publicado em Terça - 06 de Julho de 2010

Formadores dos Centros de Formação de Professores (Cefapros), representantes dos escritórios de saúde, da sociedade civil organizada e dos trabalhadores da educação participam, até esta quarta-feira (07), do Seminário de Formação do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento é realizado pelas Secretarias de Estado de Educação e de Saúde, Seduc e SES, no auditório do Cefapro, em Cuiabá.
Leia mais...
Proposta prevê seis anos para que os professores possam se adequar
Proposta prevê seis anos para que os professores possam se adequar

Comissão do Senado aprova lei que exige diploma de professores

Publicado em Terça - 06 de Julho de 2010

A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira (6) o projeto de lei que obriga que todos os professores da educação básica (ensino fundamental e médio) tenham diploma universitário. A proposta aprovada estabelece um prazo de seis anos para que os docentes sem nível superior possam continuar a exercer seus trabalhos nas escolas da rede pública.
Leia mais...

Processo Seletivo de Química foi antecipado

Publicado em Terça - 06 de Julho de 2010

A Gerência de Políticas de Ingresso do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) informa aos candidatos ao processo seletivo do Ensino Médio Integrado do curso de Química, para o Campus Bela Vista, que a prova foi antecipada para o próximo sábado, dia 10.07, às 13h, horário de Cuiabá. O motivo da antecipação é decorrente do encerramento dos jogos da Copa do Mundo FIFA 2010.
Leia mais...

Prêmio Santander Universidade Solidária 2010! Faça já sua inscrição!

Publicado em Terça - 06 de Julho de 2010

Integrar o conhecimento produzido na universidade à formação cidadã do futuro profissional, para construir um mundo sustentável e melhor. É assim que, há 15 anos, o concurso Banco Real Universidade Solidária estimula o empreendedorismo, a pesquisa científica e a extensão universitária, sempre com foco em ações que estimulem o desenvolvimento local e geração de renda em comunidades pobres do Brasil.
Leia mais...
Ideb mostra que 24% dos municípios estão abaixo da meta na 8ª série
Ideb mostra que 24% dos municípios estão abaixo da meta na 8ª série

Governo divulga avaliação do país na educação em 2009

Publicado em Segunda - 05 de Julho de 2010

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (5) mostram que, apesar da melhoria do país nos resultados, 24% dos municípios ficaram abaixo da meta estipulada para 2009. As notas se referem aos anos finais do ensino fundamental, que equivale à 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano). Nos anos iniciais, da 1ª à 4ª (1º ao 5º ano) série, foram 15% das cidades.
Leia mais...

Ideb mostra que 35% das escolas ficaram abaixo da meta na 8ª série

Publicado em Segunda - 05 de Julho de 2010

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nesta segunda-feira (5), mostram que 35% das escolas públicas do país ficaram abaixo da meta estipulada pelo governo federal para cada uma delas nos anos finais do ensino fundamental, que equivale ao ciclo da 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano). Nos anos iniciais, da 1ª à 4ª série (1º ao 5º ano), ficaram abaixo da meta 26% das escolas.
Leia mais...

Verba extra não melhora escolas com mau resultado

Publicado em Segunda - 05 de Julho de 2010 | por Marta Salomon e Lígia Formenti

Além de medir a qualidade do ensino no País, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009 revela o tamanho do desafio que é mudar a situação de escolas e cidades com desempenho muito ruim. Municípios e escolas com pior desempenho – cujo resultado é divulgado hoje – receberam prioridade nas ações do Ministério da Educação (MEC), mas em muitos casos, nem essa ajuda extra resolveu.
Leia mais...

Cajuru, no interior de SP, é a número 1 do País

Publicado em Segunda - 05 de Julho de 2010 | por Brás Henrique

O município de Cajuru, de apenas 27 mil habitantes e situado na região de Ribeirão Preto, conseguiu uma proeza dupla na avaliação de 1.ª a 4.ª série no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): foi o município com a melhor média do País (8,6) e emplacou as três primeiras escolas dessa faixa do ranking. E as outras três escolas municipais não fizeram feio: chegaram em 5.º, 6.º e 11.º lugar.
Leia mais...