Noticias Politica MT
TCU traz 252 de MT com contas rejeitadas; há mortos; veja lista que contém nomes de Arenápolis, Alto Paraguai, Denise, entre outros
Dos 4.922 agentes públicos na lista do Tribunal de Contas da União como responsáveis por contas julgadas irregulares nos últimos 8 anos, 252 são de Mato Grosso. São ex-governadores e ex-vice-governadores, como Osvaldo Sobrinho, ex-prefeitos, como Roberto França e José Meirelles (ambos de Cuiabá), Adevair Valim (Nobres) e Levino Heller (Itaúba), ex-secretários estaduais e municipais e diretores de autarquias. A lista foi entregue ao presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski.
Após acidente, polícia indicia prefeito do DEM por homicídio
O prefeito de São José do Xingu, Gilberto Mendes Leoncini (DEM), o Betão, foi indiciado nesta segunda (21) por homicídio culposo após bater em uma motocicleta. O piloto Alan Dias da Luz (39) não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. O acidente ocorreu na BR-080, por volta das 6h30, nas proximidades do distrito de Espigão do Leste, em São Félix do Araguaia, região conhecida pelo nome de “Os Baianos”.
Governo recebe pedido de quadra poliesportiva para escola de Tangará
Pelo menos 570 alunos de aproximadamente 10 bairros de Tangará da Serra já podem contar com a possibilidade de vir a ter uma quadra poliesportiva coberta para suas atividades de recreio, físicas e as que envolvem a prática de esportes, na Escola Estadual Vereador Manoel Marinheiro.
Governo Itinerante é considerado "abuso" pelos adversários de Silval
O programa Governo Itinerante tem sido considerado propaganda extemporânea por parte dos adversários do governador Silval Barbosa (PMDB), pré-candidato à reeleição, no processo eleitoral. O ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), que disputará o comando do Palácio Paiaguás, por exemplo, avalia que o projeto é “injusto” com ele (Wilson) e para com o outro concorrente ao pleito, empresário Mauro Mendes (PSB).
Tribunal de Justiça derruba lei promulgada pela Câmara de Sorriso
O pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso reconheceu, por unanimidade, que uma lei municipal, promulgada pela câmara de vereadores, afronta à Constituição Federal gerada. O judiciário anulou a lei que alterava atribuições de secretarias municipais, causando gastos e sem sugerir receita por considerar que usurpou a competência exclusiva do Poder Executivo, em confronto com a constituição Estadual, Lei Orgânica do Município e a Constituição Federal.
Silval mantém bom índice de aprovação do governo, diz Ibope
O governador Silval Barbosa, que está no cargo há cerca de 70 dias, está conseguindo manter os bons índices de aprovação do governo esatdual, "herdado" de Blairo Maggi. A pesquisa Ibope, feita entre os dias 10 e 13 deste mês, com 812 entrevistados, aponta que 42% da população consideram boa a gestão. 30% disseram que é regular. Para 4% a atuação do governo é ótima.
PR Mulher realiza ato de filiação nesta terça
O PR mulher de Rondonópolis realiza nesta terça-feira (22) o primeiro ato de filiação na cidade. O evento partidário, que será realizado na escola estadual Sagrado Coração de Jesus, busca o fortalecimento e a participação das mulheres na vida política. A expectativa das dirigentes do PR Mulher, presidido por Maria Perpétua Stefanini e a vice-presidente Olinda Barreto, é de filiar 200 mulheres na noite de terça. O evento tem início às 19h.
Maluf quer projeto ficha limpa para membros do 1º escalão
Secretários de Estado ou municipais que respondem a processos na Justiça podem estar com os dias contados se o projeto de lei que pede a saída deles do primeiro escalão, de autoria do deputado Guilherme Maluf (PSDB), for sancionado. O parlamentar disse que usou como parâmetro o projeto da ficha limpa, que determina que políticos que respondem a processos na Justiça ou que já foram julgados concorram às eleições.
Silval pede mais rigor no combate às drogas em MT
O governador Silval Barbosa (PMDB) afirmou durante a segunda edição do projeto "Governo Itinerante", em Tangará da Serra, que a segurança pública foi tema de uma reunião no Ministério da Justiça. “Temos que ter um serviço de inteligência muito forte. 80% das drogas chegam ao nosso país pela fronteira seca”, ressaltou.
No TJ-MT, um magistrado é afastado a cada oito dias
Quinze magistrados, sendo seis desembargadores, foram aposentados compulsoriamente ou afastados de cargos por suspeita de irregularidades e corrupção no Judiciário de Mato Grosso nos últimos quatro meses. Uma média de um a cada oito dias.
