Publicado em Terça - 07 de Abril de 2015

Cientista de Brasília cria sensor que acha câncer antes de sintoma surgir

Membro do Instituto de Microelectrónica de Madrid há seis anos, a cientista brasiliense Priscila Kosaka, de 35 anos, desenvolveu uma técnica para detecção de câncer que dispensa biópsias e que consegue identificar a doença antes mesmo do aparecimento dos sintomas. O resultado vem do uso de um nanosensor com sensibilidade 10 mihões de vezes maior que a dos métodos dos exames tradicionais em amostras de sangue dos pacientes. A previsão é de que ele esteja no mercado em até dez anos e também seja utilizado no combate a hepatites e Alzheimer.

Leia mais...

OMS estima que comida e água contaminadas matam 2 milhões de pessoas por ano

Publicado em Terça - 07 de Abril de 2015

No Dia Mundial da Saúde, lembrado nesta terça-feira (7), a OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou para a importância da segurança alimentar. A estimativa do órgão é que, todos os anos, 2 milhões de pessoas morrem após ingerir comida e água contaminadas.

Leia mais...

Sintomas da dengue são diferentes de gripes e viroses

Publicado em Terça - 07 de Abril de 2015

Os casos de dengue dispararam no Estado de São Paulo. Foram 123 mil casos neste ano, mais da metade do total registrado no país. Só na cidade de São Paulo são 4.436 pessoas infectadas. Brasilândia, na zona norte, é o bairro onde tem mais gente com dengue. Para dar apoio às Unidades Básicas de Saúde no atendimento aos moradores doentes, a prefeitura montou tendas.

Leia mais...

Pesquisa indica que passamos tempo demais sentados no trabalho

Publicado em Segunda - 06 de Abril de 2015

Ficar muito sentado deixa metabolismo mais lento e afeta nível de açúcar, pressão e queima de gordura

Leia mais...

Médicos temem que prática estadunidense de tráfico de leite materno chegue ao Brasil

Publicado em Quinta - 02 de Abril de 2015 | por Da Redação - Isabela Mercuri

Por ser rico em nutrientes e altamente recomendado por médicos e pediatras, o leite materno se tornou um bem precioso no mercado e, nos últimos tempos, tem sido comercializado ilegalmente. O problema, no entanto, é maior do que econômico, já que o leite pode não trazer bons efeitos para os adultos.

Leia mais...

Março teve o maior volume de chuvas dos últimos três anos

Publicado em Quarta - 01 de Abril de 2015 | por ALECY ALVES DO DIÁRIO DE CUIABÁ

O mês de março deste ano chegou ao final contabilizando o maior volume de chuvas dos últimos três anos em Cuiabá. O serviço de monitoramento do 9º Distrito de Meteorologia registrou 322,2 milímetros, o que representa 16,6% a mais em relação ao ano passado(ou 46,6 mm a mais). Os dias mais chuvosos foram: 13, quando choveu 88,2mm, e 27, com 47,2mm.

Leia mais...

Cientistas estudam como a poluição afeta o cérebro das crianças

Publicado em Terça - 31 de Março de 2015

Substâncias poluentes do ar podem ter efeito negativo no desenvolvimento do cérebro das crianças, segundo estudo da JAMA psiquiatria. O estudo foi o primeiro a fazer a ligação da longa exposição a componentes como tinta, pesticidas e plásticos e o seu efeito no cérebro. Foi descoberto que essas substâncias danificam a superfície do órgão.

Leia mais...

Chocolate é tóxico para cães e gatos e pode causar hemorragia intestinal e até a morte

Publicado em Segunda - 30 de Março de 2015

Cachorros e gatos domésticos são tratados por muitas pessoas como parte da família. Por estarem sempre próximos à mesa durante as refeições, é comum que eles sejam alimentados e, muitas vezes, ingiram substâncias que não fazem bem a seus organismos, como é o caso do chocolate.

Leia mais...